O Mercadinho Solidário de São Brás de Alportel vai realizar-se este domingo, dia 20, no espaço polivalente do Mercado Municipal. Este certame, que vai decorrer entre as 10h00 e as 17h00, vai mostrar projetos e as iniciativas de cerca de 30 instituiçoes de apoio social do concelho e vai ter animação e atividades para toda a família.
Além de pontos de venda de artigos de natal elaborados pelas associações participantes, o Mercadinho conta ainda com uma Exposição de “Arte Solidária” assinada pelos utentes da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, ações de informação e sensibilização, dois espaços de animação musical e um cantinho da brincadeira, com propostas de animação infantil.
Organizado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Rede Social e instituições locais e regionais de índole social, este evento tem, em cada edição, um novo desafio solidário. Este ano, esse desafio passa pela doação, à entrada, de bens de higiene pessoal e limpeza, que serão distribuídos na Loja Social pelas famílias acompanhadas pelos Serviços Sociais do município.
A venda dos “pins” solidários Mercadinho Solidário reverte para o Fundo Social de Emergência, para apoiar as famílias que se encontram em situações de maior fragilidade económica e social.
Na edição de 2016, o Mercadinho Solidário conta com a animação de danças e cantares da Roménia, pela DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, com início às 11h00, seguida por uma demonstração de Zumba, às 11h30, do Grupo de Amigos do Museu. A animação musical prossegue às 12h00 na companhia do músico Paul Carter, do Grupo de Amigos do Museu, e encerra a manhã com os acordes da Banda do Exército da Salvação.
A demonstração de Body Balance, pela Associação de Jovens e Natureza retoma a animação às 15h00, seguida pela demonstração de Hip Hop da Associação Urban Xpression. Às 16h00 atua o Grupo de Canto Coral Popular da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.