Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A igreja matriz de Grândola tornou-se pequena, no sábado, para as mais de 500 pessoas que rapidamente lotaram o espaço para assistir à peça emblemática da Companhia espanhola Nao d’Amores, «Misterio del Cristo de los Gascones».

O início da Semana Santa ficou, assim, marcado por um momento único e intimista, onde os espetadores nacionais e estrangeiros tiveram oportunidade de assistir ao primeiro espetáculo dramático promovido pelo Terras Sem Sombra, integrado na 10.ª edição deste festival de música sacra do Baixo Alentejo.

A entrada do Cristo de los Gascones em braços, coberto por vestes brancas, deu início à interpretação do repertório medieval e renascentista, a partir de textos que foram lembrando os diferentes momentos da Vida e Paixão de Jesus, desde o Nascimento à Morte e à Ressurreição.

A alternância entre fortes picos dramáticos e pequenos apontamentos ilustrou bem a tipicidade tragicómica do teatro espanhol. “Temos em palco quatro actores-manipuladores e quatro músicos, mas o destaque vai para a presença do Cristo de los Gascones, uma réplica de um escultura do período românico que, apesar de ser de madeira, ganha vida em cena”, explicou a encenadora Ana Zamora.

No dia seguinte, foi a vez de os participantes prestarem homenagem à Árvore Nacional de Portugal, o sobreiro. Com a participação especial da Eco-Escola das Ameiras, duas dezenas de crianças dos 3 aos 10 anos exploraram o potencial biodiverso do montado de sobro, na Herdade das Barradas da Serra, acompanhados por especialistas do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e pelas demais pessoas que se quiseram juntar à iniciativa.

Assegurar a renovação do Montado de Sobro foi o mote para uma ação de sensibilização em torno das técnicas de conservação do solo, da água e do sistema radicular dos sobreiros, que contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Grândola.

 

The Hilliard Ensemble termina 40 anos de carreira em Santiago do Cacém

No ano em que se testemunha a celebração do 40.º aniversário de The Hilliard Ensemble, o grupo inglês despede-se da carreira musical no dia 26 de Abril, na igreja matriz de Santiago do Cacém, elegendo o terceiro concerto da 10.ª edição do Terras Sem Sombra para o efeito.

A manhã do dia seguinte será dedicada às potencialidades ecoturísticas do litoral português, numa ação levada a cabo com apoio do ICNF, na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em