Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A conquista do castelo de Monsaraz por D. Nuno Álvares Pereira, em 1384, vai ser recriada no sábado, dia 5 de novembro, a partir das 17h00, pela Companhia de Teatro Viv’arte. Esta recriação histórica vai decorrer na Praça de Armas do castelo da vila medieval de Monsaraz e centra-se na lenda que atribui ao Santo Condestável um interessante estratagema para tomar a fortaleza.

Nuno Álvares Pereira terá atraído os defensores da praça-forte ao seu exterior com o objetivo de capturar umas vacas que o futuro condestável havia soltado estrategicamente nas proximidades da vila.

Os homens do alcaide Gonçalo Rodrigues de Sousa, que tinha o castelo por D. Beatriz, sem que imaginassem o que se iria seguir, tentam capturar as rezes.

Nesse momento, os homens de Nuno Álvares, que haviam permanecido escondidos, entram no perímetro amuralhado da povoação e encerram de imediato as portas impedindo o regresso dos cavaleiros inimigos. Progridem, então, rapidamente em direção ao castelo que tomam facilmente.

Esta recriação histórica produzida pela Companhia de Teatro Viv’arte, com a colaboração do Município de Reguengos de Monsaraz e da Junta de Freguesia de Monsaraz, pretende mostrar a contenda que decorreu no interior do castelo. Os participantes nesta encenação teatral vão estar vestidos com os trajes da época e a batalha será disputada a pé e a cavalo.

«D. Nuno Álvares Pereira, ao tomar o Castelo graças ao ardil das vacas desgarradas, desafia os vassalos de D. Beatriz a terçarem armas na liça do castelo com os defensores da causa do Mestre. Apelando ao juízo de Deus, em singular Ordália de Armas».

Nota: Informação histórica extraída do livro Estoria de Dom Nuno Alvrez Pereyra, op. cit., cap. XXXII, pp. 75-77 e Fernão Lopes, Crónica de D. João I, Vol. I, op. cit., cap. CXLIII, p. 292.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moradores do centro histórico de Santiago do Cacém organizam-se para defender a tradição do Presépio Português

«A arte do Presépio Tradicional Português está a definhar e corre o risco de

Sul Informação

“365 Alentejo-Ribatejo” é lançado esta sexta-feira

O programa “365 Alentejo-Ribatejo”, que quer criar um calendário anual de eventos «consistente e

Sul Informação

Dezembro é “Mês da Música” em Mértola

A iniciativa “Mês da Música” tem previstos, em Dezembro, vários concertos em diferentes espaços