A Mostra de Cinema da América Latina chega pela primeira vez a Loulé, entre os dias 28 e 31 de Janeiro.
A cumprir a sua sexta edição (a primeira no sul do país), a Mostra exibe um par de filmes indicados para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, além das habituais estreias inéditas em Portugal.
A Casa da América Latina apresenta pela primeira vez a Mostra de Cinema da América Latina no Algarve. Entre os dias os dias 28 e 31 de Janeiro, o Cine-Teatro Louletano acolhe seis filmes que mostram o que de melhor se faz no cinema latinoamericano.
A Mostra abre com El Clan, um intenso thriller policial que conta a história verídica do clã Puccio, uma família que, nos anos 80, foi responsável pelo sequestro e assassinato de dezenas de pessoas.
O filme de Pablo Trapero chega a Portugal com um prémio atribuído em Veneza (Leão de Prata para Melhor Realizador), tendo sido muito aplaudido nos festivais de Toronto e San Sebastián.
As mulheres da América Latina também têm um lugar de destaque nesta edição da MCAL. Primeiro, com o filme filme brasileiro A Que Horas ela Volta?. Realizado por Anna Muylaert, reflete as tensões sociais de uma sociedade em transformação, ao mesmo tempo que mostra o seu fascínio pela juventude.
Premiado nos festivais de Sundance (Prémio do Júri) e de Berlim (Prémio do Público), estreia-se no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, no dia 29 de Janeiro.
Destaque também para Las Sufragistas, um documentário irrepreensível sobre a luta das mulheres mexicanas ao direito de voto, realizado por Ana Cruz, ou o chileno La mujer de barro, protagonizado pela premiada atriz Catalina Saavedra, distinguida nos Festivais de Sundance e de Turim.
O documentário argentino Francisco de Buenos Aires, sobre o carismático Papa Francisco, e o filme cubano Esther en Alguna Parte encerram a programação de mais uma edição da Mostra de Cinema da América Latina.
A VI Mostra é uma parceria entre a Casa da América Latina e a Câmara Municipal de Loulé / Cine-Teatro Louletano, destinando-se ao público em geral. Os bilhetes custam 3 euros.
Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt, bem como consultar a sua página de facebook, em permanente atualização, onde também já existe, desde este mês, a possibilidade de compra on-line de ingressos através da plataforma BOL.
PROGRAMA:
28 de janeiro (quinta-feira)
– 18h00 – El Clan (Argentina/Espanha, 2015, 108’)
29 de janeiro (sexta-feira)
– 21h00 – Que horas ela volta? (Brasil, 2015, 111’)
30 de janeiro (sábado)
– 17h00 – Esther en alguna parte (Cuba/Perú, 2013, 84’)
– 21h00 – Francisco de Buenos Aires (Argentina/Itália, 2014, 72’)
31 de janeiro (domingo)
– 17h00 – Las sufragistas (México, 2012, 77’)
– 21h00 – La mujer de barro (Chile/Argentina, 2015, 90’)
O programa completo da MCAL pode ser consultado em www.mcal2015.casamericalatina.pt.