Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Museu Municipal de Olhão vai desafiar os alunos das escolas do concelho, do pré-escolar ao secundário, a participar em três projetos de educação para o património, no atual e no próximo ano letivo.

Um dos projetos, intitulado “As casas da Barreta e do Levante”, dirige-se a turmas a partir do 3º ano e «propõe-se dar a conhecer em pormenor o centro histórico de Olhão e o valor patrimonial do conjunto edificado».

«O projeto contempla trabalho de pesquisa entre a escola e a comunidade, saídas de campo, visitas ao Museu, oficinas e uma exposição final», segundo o espaço museológico, que funciona no edifício do antigo Compromisso Marítimo de Olhão.

Outra proposta é o “Olhar a Arte”, projeto que se destina não só à comunidade escolar, desde o pré-escolar ao 12º ano, mas também ao público em geral. «Durante várias sessões de 30 minutos, pretende-se explorar novos olhares sobre os objetos artísticos que existem no Museu», descreve esta estrutura cultural.

Os alunos de 3º e 4º ano terão, ainda, a oportunidade de experimentar “O Jogo do Moinho”, um jogo de tabuleiro, de estratégia, entre dois jogadores, cujo objetivo é colocar três peças em linha.

«No nosso país, têm aparecido vários tabuleiros de jogo e muitas peças em pedra e osso, normalmente gravados em lajes de xisto, blocos de granito, mármore, arenito, calcário e cerâmica. Essas matrizes de jogos encontram-se em estações arqueológicas desde a época romana e em diversos monumentos históricos, como igrejas, catedrais e castelos», enquadrou o Museu de Olhão, que realiza esta iniciativa no âmbito de uma parceria com a Rede de Museus do Algarve.

«Durante o ano letivo, haverá diversas sessões, quer no Museu Municipal de Olhão, quer na sala de aula, ou noutros museus da Rede de Museus do Algarve que estejam a desenvolver o projeto», concluiu o espaço cultural olhanense.

sulinformacao

Também poderá gostar

o azeite vai a escola

Projeto “O Azeite vai à Escola” sensibiliza alunos do 1.º ciclo no Alentejo

Projeto cofinanciado pelo Conselho Oleícola Internacional
alunos portimao lac

167 alunos de Portimão participaram em atividades de sensibilização para as artes

No início do próximo ano, todos os agrupamentos de escolas e as escolas profissionais
Faro-Vila-Adentro

Câmara de Faro já tem edifício para instalar o futuro Museu da Imprensa

Edifício foi cedido por 25 anos à Câmara de Faro pela Diocese do Algarve