Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Arqueologia Moçambique_1Um grupo de investigadores do Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB) da Universidade do Algarve encontra-se, durante o mês de maio, a realizar prospeção arqueológica no sul de Moçambique, no âmbito do projeto “Middle Stone Age survey in the Limpopo and Elephant river valleys”, financiado pela National Geographic Society, através do programa Wyatt.

Liderada por Nuno Bicho, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, a equipa procura localizar novos sítios arqueológicos da Idade da Pedra no distrito de Massingir, província de Gaza.

Durante a prospeção, os arqueólogos pretendem encontrar vestígios relacionados com o aparecimento dos primeiros homens modernos na região.

Em anos anteriores, a mesma equipa de arqueólogos já realizou trabalho de campo em outras regiões de Moçambique, nomeadamente na área do Lago Niassa, onde identificaram cerca de uma centena de novos sítios arqueológicos.

Arqueologia Moçambique_2Além dos investigadores da Universidade do Algarve, a equipa conta ainda com investigadores e alunos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), da University of Louisville (EUA), da University of North Carolina. Wilmington (EUA) e do Max Planck Institute (Alemanha).

Este projeto tem o apoio da Wenner-Gren Foundation (EUA) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Arqueólogos investigam estuques do milenar Palácio das Varandas do Castelo de Silves

No Palácio das Varandas, já não moram os «guerreiros ferozes como leões», nem sequer

Sul Informação

Exposição sobre as origens pré-históricas do Algarve chega a Vila do Bispo

A exposição «As Origens Pré-históricas do Reino dos Algarves» vai estar patente a partir

Sul Informação

Investigadores estudam como fazer um planeta melhor com seda

Um projeto europeu, com a participação de investigadores portugueses, para produção de polímeros através