Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

odemiraOdemira vai passar a contar com um novo espaço cultural vocacionado para a produção, formação e promoção da música – o Quintal da Música. A abertura ao público está agendada para o dia 30 de junho, às 18h00 horas e coincide com o Festival Tassjazz.

O novo espaço custou cerca de 166 mil euros, sendo que quase 100 mil euros foram comparticipados por fundos comunitários.

Segundo a autarquia, «esta importante expressão artística [a música] passará assim a ser dotada de um espaço específico, localizado na vila de Odemira junto à zona ribeirinha, no antigo Matadouro, constituído como espaço-esplanada dotado de palco, áreas de apoio (receção, bar e camarins) e estúdios individuais dedicados ao ensino».

O Quintal da Música «procura preservar a memória de uma antiga unidade industrial local, adaptando o espaço a uma nova função, sem alterar nem a fachada nem o alçado do edifício».

O projeto foi candidatado ao Programa PRODER, gerido pela ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, no âmbito da “Medida Melhoria da Qualidade de Vida – Conservação e Valorização do Património Rural”.

A abertura ao público do Quintal da Música, no dia 30, às 18h00, «envolverá um conjunto de iniciativas musicais em torno de uma ideia – a celebração da música, associado também a um momento musicalmente afirmativo para Odemira, com projeção nacional, o Festival Tassjazz».

O evento vai contar com a participação de um conjunto de artistas de diversos géneros musicais, «não esquecendo o cante alentejano». Às 21h30 tem lugar a abertura do Festival Tassjazz, com a atuação dos “Combos de Jazz” da Escola de Artes do Alentejo Litoral, que se repete no dia seguinte, à mesma hora, mas com formação diferente.

«Odemira evoca assim esta relevante área artística, tida como das mais importantes linguagens universais, com um novo equipamento cultural que será dotado de uma programação própria, com especial incidência durante o período de Verão, mas de utilização ao longo de todo o ano, no âmbito do ensino da música», acrescenta a autarquia odemirense.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em