A banda olhanense IRIS vai subir ao palco do Auditório Municipal de Olhão para apresentar o espetáculo «IRIS – Baladas» no dia 26 de Novembro, às 21h30.
Esta banda nasceu em Julho de 1979, na Fuzeta, quando um grupo de quatro rapazes decidiu juntar-se e criar um grupo, cujo objetivo principal era fazer e tocar boa música.
«Como tantos outros grupos que na altura proliferavam pela região, começaram desde logo por atuar em bailes e festas um pouco por todo o Algarve», explica a Câmara de Olhão.
Em 1995, após 16 anos de existência, surge a gravação do primeiro disco de originais – «Vão Dar Banhó Cão» – , onde estava incluída a faixa que catapultou a banda para os tops de vendas e playlists das rádios de todo o País: «Oh, Mãe!».
Em 2007 os IRIS tornam-se na primeira banda de rock portuguesa a montar um espetáculo com uma orquestra e a gravar um CD e DVD do espetáculo, chegando a atuar para 40 mil pessoas.
De 1995 até à atualidade, têm lançado uma média de um álbum a cada dois anos, sendo o mais recente, o oitavo, Ao Acaso, de 2015.
Os IRIS são compostos por Domingos Caetano, Carlos Guerreiro, Gustavo Gonçalves, Alexandre Ponte e Marinho Pires e foi «desde sempre acarinhada pelo público olhanense», refere a Câmara de Olhão.