A antiga Lota de Portimão, espaço emblemático e vocacionado para os jovens expressarem a sua criatividade, vai ser palco, nos próximos dias, de apelativas iniciativas artísticas. Logo no dia 3 de Dezembro, o grupo oLudo culminará a série de três concertos realizados pelo projeto A Lota of Music, que visa incentivar e divulgar bandas locais, num espetáculo marcado para as 22h30 e com bilhetes a 3 euros.
Banda emergente no panorama nacional, é integralmente composta por músicos algarvios: Davis Anjos (voz e guitarra), Nuno Campos (piano e teclas), Paulo Ferreirim (baixo), João Batista (guitarra) e Filipe Cabeçadas (bateria).
A plataforma download organizou durante o último Verão na antiga Lota a iniciativa download@LOTA, ocupando a rua com música, as fachadas com vídeo e os arcos com cor e envolvendo vários projetos musicais da região e outros dedicados à video arte.
No dia 9, a iniciativa download@CIDADE vai dar continuidade ao projeto, levando até ao centro de Portimão as artes dos seus artistas, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade.
Assim, das 18h00 às 23h00, o Largo da Mó será o ponto de encontro para conhecer o fanzine “Façanha”, que faz uma retrospetiva do download@LOTA e dos artistas que por aí passaram, ao mesmo tempo que é possível a degustação de vinho, entre música e instalações de video.
A festa continua, a partir das 23h00, na antiga Lota, com RoundHouse Kick, Gijoe e Kombo e instalação video palco por USvjs.
No dia seguinte, às 18h00, a antiga Lota de Portimão será palco para a projeção do documentário “Meio metro de pedra”, de Eduardo Morais, que aborda a contracultura do rock’n’roll português desde o seu nascimento, em finais da década de 1950, até à actualidade, numa iniciativa promovida pela Contramaré – Associação Cultural de Portimão no âmbito do Dia da Cidade.
A antiga Lota é ainda espaço aos domingos, desde 27 de novembro e até 18 de dezembro, para uma feira livre de artigos em segunda mão, promovida pela Contramaré e que decorre entre as 10h00 e as 17h00.
Nesta iniciativa é possível vender e adquirir materiais como artesanato, livros, documentos musicais, vinil, etc, estando também aberta a produtores locais, nomeadamente do setor hortícola e outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email info.contramare@gmail.com.