Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Cante alentejanoDepois do Fado, poderá agora ser a vez do Cante Alentejano. A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade recebeu parecer positivo de uma comissão internacional de peritos da UNESCO.

O Comité Internacional da UNESCO, que se reúne entre os dias 24 e 28 de novembro, em Paris (França), vai agora tomar uma decisão final sobre a candidatura, mas Paulo Lima, responsável pelo processo da candidatura e diretor da Casa do Cante, em Serpa, já salientou que parecer do grupo de especialistas costuma ser «bastante vinculativo para a decisão final».

Segundo este responsável, «o parecer diz que a candidatura reúne todas as condições», pelo que há ahora «fundadas esperanças de que o cante alentejano seja inscrito na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade» pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, considerou, por seu lado, que «este é mesmo o último passo, esta pré-avaliação é muito importante». «Estamos mesmo muito perto de atingir o nosso objetivo», dizendo que, depois do parecer dos peritos, «se calhar, podemos falar em 99% de certeza», que o Cante irá fazer parte da lista da UNESCO.

O autarca acrescentou que todo o processo que envolveu a candidatura já suscitou «uma grande dinâmica» em torno desta expressão cultural, dando como exemplo o facto de, nos últimos anos, terem nascido «vários grupos corais jovens um pouco por todos os municípios» do Alentejo.

Depois da eventual inscrição na lista do património mundial, o objetivo é que «esta dinâmica continue a crescer, através do plano de salvaguarda do Cante que está incluído na candidatura e também trazendo mais pessoas a este mundo».

Ceia e Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, também classificou como «fantástica» a notícia do parecer positivo, enquanto o secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier se congratulou igualmente com a notícia da admissão da candidatura na lista dos processos que serão discutidos em Novembro, em Paris.

A candidatura do cante alentejano foi entregue à UNESCO em Março de 2013, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação, por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite. Em Fevereiro deste ano, foi entregue um conjunto de novas informações sobre este bem cultural imaterial.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Farol da ilha da Culatra é «um monumento vivo» e quer que toda a gente o saiba

Os 220 degraus que é necessário vencer para chegar ao cimo do Farol do

Sul Informação

Sítio arqueológico de Vale de Boi mostra os seus tesouros em novo Dia Aberto

A Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi, em Vila do Bispo, volta a abrir

Sul Informação

Terras sem Sombra acaba este sábado e (ainda) é tempo de recordar uma das suas jornadas mais emotivas

Agora que está a chegar ao fim a edição de 2017 do Festival Terras