Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

 

A última palestra do ciclo do “Amatores in Situ”, marcada para amanhã, 21 de Junho, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, será dedicada ao tema “Porque devem as mulheres usar véu? Considerações sobre a presença pública das mulheres na cultura ocidental, a partir de Tertuliano”, sendo proferida pela professora Paula Barata Dias.

«O que tem a ver o véu das mulheres muçulmanas hoje, com o véu que cobriu as mulheres da Antiguidade, particularmente as cristãs? Estamos, de facto, a falar de uma coincidência de costumes ou de uma realidade coerente entre si?»

Nesta comunicação, pretende-se salientar «o modo como a construção do papel social das mulheres está para além de discursos religiosos específicos, sobrepondo-se como um condicionamento universal acerca do feminino e do seu lugar numa sociedade de homens».

Paula Barata Dias é professora da Universidade de Coimbra, classicista e presidente da Associação Português de Estudos Clássicos.

A encerrar este Ciclo, haverá o concerto “Tantos mundos num só lugar: pela via Romana”, por Albano Neto e Gonçalo Pescada, às 19h00.

“Amatores in situ” é um ciclo de palestras promovido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, sob a coordenação da professora Adriana Nogueira. Integra-se no programa de Divulgação e Valorização dos Monumentos (DiVaM), promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

tspe-vp-culatra-08

Ciclo «The sardine photo experience» estreia-se na Tertúlia Algarvia com fotos de Vítor Pina

A Tertúlia Algarvia, restaurante e espaço cultural na Vila-Adentro de Faro, vai receber, ao

Sul Informação

“Perspetivas” de artistas de cinco continentes juntam-se em Sagres e Milreu

A exposição “Perspetivas 8º56´53.6”W | 37º00´03.3”N”, que junta artistas dos cinco continentes, é inaugurada