Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Manuel Célio Conceição, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, foi eleito vice-presidente do Conselho Europeu das Línguas.

A UAlg tem, nos próximos dois anos, a vice-presidência do Conselho Europeu das Línguas. Manuel Célio Conceição foi eleito para o cargo por unanimidade, numa reunião da direção em que estavam representadas as seguintes instituições: Universidade Livre de Berlim, Universidade de Lovaina, Universidade de Trieste, Universidade de Aarhus, Universidade de Varsóvia, Universidade de Sevilha, Universidade de Cluj-Napoca, Confederação Internacional dos Tradutores e Intérpretes (CIUTI), Universidade de Southampton, Universidade de Lausanne e Universidade Livre de Bruxelas.

Esta nomeação, “além da satisfação pessoal pelo reconhecimento e pela confiança de tão numerosas e diferentes instituições, representa uma contribuição significativa para a divulgação internacional da Universidade do Algarve. Representa ainda mais responsabilidade na área das políticas linguísticas, aos níveis do ensino da investigação e da gestão política da diversidade cultural”, refere Manuel Célio Conceição.

Por fim, conclui o professor, “é a confirmação da consistência do que temos vindo a fazer nesta área e de que também são testemunhos o facto de termos recebido a confirmação da aprovação de um projeto de investigação financiado no âmbito do 7º programa quadro, cujo título é ” Mobilidade e inclusão na Europa Multilingue, e o termos sido convidados pela Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia para integrar um grupo de trabalho de acompanhamento e avaliação de atividades no quadro da estratégia 2020”.

O European Language Council/Conseil Européen pour les langues (ELC/CEL) é uma associação de universidades, centros de línguas, associações de profissionais na área das línguas (tradutores, revisores, intérpretes) que, por um lado, tem estruturado e coordenado projetos europeus e, por outro, se instituiu como plataforma entre outras associações (como a Associação Europeia de Universidades – EUA, a Associação Europeia das Associações de Estudantes – ESU, a Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior – EURASHE etc.), associações de alumni e associações empresariais.

O ELC/CEL desenvolve todas as suas atividades na área da política linguística e do respeito pela diversidade linguística e cultural. Neste momento tem cerca de uma centena de associados, sobretudo instituições da União Europeia mas também associados da Arménia, da Rússia, do Cazaquistão, da Austrália e do Canadá.

O CEL/ELC é também uma instituição de aconselhamento da Comissão Europeia (Direções gerais de educação e cultura, tradução, interpretação, entre outros), tem participado na elaboração dos documentos orientadores das políticas de linguísticas e multilinguismo e na análise de definição das linhas de investigação das chamadas a candidatura dos projetos europeus.

Tem ainda colaborações estreitas com a divisão de línguas e cidadania do Conselho da Europa e com o European Council for Modern Languages -ECML, instituição do Conselho da Europa de que Portugal não é membro.

A participação da UAlg nesta associação permitiu que a Instituição fosse parceira ou coordenadora de mais de uma dezena de projetos e levou a que, por exemplo, no âmbito do projeto MOLAN, fosse constituída uma rede local de formação em línguas, que envolveu o agrupamento de escolas Afonso III, a Escola Secundária de Tomás Cabreira, a Direção Regional de Educação e a Universidade do Algarve.

Esta rede foi considerada uma boa prática para motivação em línguas pela União Europeia e o resultado do trabalho foi incluído no EU Handbook for good practices in language motivation, publicado pela DGEAC da Comissão Europeia.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Universidade do Algarve tem abertas candidaturas para frequentar o Ano Zero

A Universidade do Algarve tem abertas candidaturas, até ao próximo dia 25 de Agosto,

Sul Informação

Mestrado em Hortofruticultura da Universidade do Algarve tem três novas disciplinas de opção

O mestrado em Hortofruticultura da Universidade do Algarve (UAlg) tem três novas disciplinas: Horticultura

Sul Informação

Centro de Investigação da Universidade do Algarve está a estudar efeito dos microplásticos em bivalves

O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg) está