Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Intervenção de Jorge Pereira num posto de transformação em Vila do Bispo

O “Watt?”, um projeto artístico dirigido à comunidade de sete localidades algarvias, deixou a sua marca nos locais por onde passou, ao longo dos seis meses em que decorreu. A partir de hoje e até 22 de Outubro, as localidades envolvidas na iniciativa acolhem sessões públicas de exibição do documentário “Paredes que falam”, realizado por Jorge Murteira, onde se documenta a implementação do projeto no terreno.

O Watt? integrou-se no projeto nacional Arte Pública da Fundação EDP, sendo coordenado, no Algarve, pelo LAC – Laboratório de Actividades Criativas, de Lagos, que convidou diversos artistas – Xana, Jorge Pereira, Mariana a Miserável, Padure, Menau, Susana Gaudêncio e Tiago Batista – para fazer intervenções em espaços públicos.

O documentário que regista como tudo aconteceu, ao longo de seis meses, começou a ser exibido esta quinta-feira, em Vila do Bispo, concelho onde a autarquia acabou por proibir a utilização de equipamentos a seu cargo para a instalação de murais. Em causa, a discordância da parte do executivo camarário liderado pelo socialista Adelino Soares em relação ao teor das obras de arte, o que lhe valeu acusações de censura. Mesmo sem o apoio da Câmara, as instalações não deixaram de ser realizadas.

Nas demais localidades algarvias, não houve polémicas. E será até lá que o LAC rumará em seguida, para mostrar o filme de Jorge Murteira. Amanhã, dia 6 de Outubro, o documentário poderá ser visto no Centro Cultural de Barão de São João, às 18h00 (Lagos). No dia seguinte, sábado, às 16h00, será a vez da Sociedade de Instrução e Recreio Messinens, em São Bartolomeu de Messines (Silves), acolher a sessão. No domingo, dia 8 de Outubro, às 17h00, o filme será exibido no Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, na Mexilhoeira Grande (Portimão).

No dia 21 de Outubro, um sábado, o LAC ruma ao Sotavento, para mostrar o filme em Alte, no concelho de Loulé (Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, 15h30). No dia seguinte, 22 de Outubro, o documentário é exibido no  Centro Museológico de Alportel (São Brás de Alportel), igualmente às 15h30.

O “Watt?” deixou a sua marca em sete locais, as localidades onde o filme será exibido e a aldeia da Figueira, que pertence à freguesia portimonense da Mexilhoeira Grande.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Início da visita no LAC

LAC promove dias abertos para mostrar a sua dinâmica

O LAC (Laboratório de Atividades Criativas) promove, a 12 e 13 de Janeiro, dois

Sul Informação

Ricardo J. Martins dá concerto de guitarra portuguesa em Querença

Ricardo J. Martins vai dar um concerto de guitarra portuguesa no próximo dia 13

Sul Informação

Tela da Igreja de São Pedro já está restaurada e pode ser apreciada por todos

A tela bicentenária, que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja