Os “avós” de uma aldeia serrana Ti Rita e o Ti Firmino vão contar histórias temperadas pelo calor da lareira em mais uma peça de teatro do Cenários – Mostra de Teatro de Loulé. A companhia «Ao Luar Teatro», nascida no coração da Serra do Caldeirão, vai levar peça «No cantinho à lareira» à Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, no sábado, às 16h30. A entrada é gratuita.
O espetáculo recria um cenário que pode ter sido vivido por muitos os que cresceram no interior, nomeadamente na aldeia que vai receber a peça. Em «No cantinho à lareira», serão contados, ao despique, contos da obra de Francisco Xavier Ataíde Oliveira, segundo um comunicado da Câmara de Loulé.
As duas personagens são «um casal simpático que nunca teve filhos e que toda a vida viveu rodeado de crianças». São estas que recebem, «entre as guloseimas, as travessuras, as brincadeiras e as coisas sérias da vida», lições de vida, sob forma de histórias contadas junto a uma lareira acesa.
Ti Firmino e Ti Rita, como bons anciãos, estão sempre prontos a oferecer uma história aos mais novos, mesmo que a idade os tenha tornado «um bocadinho mais esquecidos, um pouco mais surdos, com menos paciência».
«Criado em 2010, o Ao Luar Teatro é um grupo profissional, sedeado na antiga escola primária das Sarnadas, aldeia da freguesia de Alte, e tem por objetivo promover o teatro e levá-lo às zonas mais remotas, bem como divulgar o património cultural e material do Concelho de Loulé, junto dos alunos das escolas», acrescentou a autarquia.