«Ruja Ruja Quem Quiser Que Fuja!», do grupo de Coimbra «Realejo», foi eleito como o Melhor Álbum 2011, pelos Prémios «Sopa de Pedra», atribuídos pela Rádio Universitária do Algarve (RUA FM).
Quanto à Melhor Música Original 2011, os vencedores, ex aequo, foram dois temas com o mesmo nome: «Azul», dos algarvios Marenostrum, banda de Tavira, no ativo desde 1994, e «Azul», dos OrBlua, que se estrearam na coletânea Sul Azul, lançada em 2011, onde se incluem estes dois temas.
O júri escolheu ainda, como Melhor Álbum Revelação 2011, «Assembly Point» dos Assembly Point, conjunto composto por três músicos, com uma paixão por música Folk Acústica, misturando as raízes tradicionais das suas origens, Galiza, Irlanda e Portugal.
O galardão para Melhor Versão de Tema Tradicional 2011 foi atribuído à «Moda da Ceifa», do quarteto Dazkarieh, formado em Lisboa em 1999, com crescimento invejável e reconhecimento nacional e internacional.
«Sopa da Pedra» é um programa da RUA FM, dedicado à música tradicional portuguesa e europeia.
Os Prémios Sopa da Pedra são atribuídos todos os anos para distinguir os melhores lançamentos nacionais na área das músicas folk/tradicionais.
Os prémios tiveram início em 2005 e, desde essa data, todos os anos, um júri formado por jornalistas e especialistas de todo o país, juntam-se em torno do programa da RUA FM, Sopa da Pedra, para a votação.
No passado, os Prémios Sopa da Pedra já premiaram nomes como António Zambujo, Gaiteiros de Lisboa, Mandrágora, Deolinda, Júlio Pereira, Dazkarieh ou Uxu Kalhus.
Para a edição de 2011 fizeram parte do júri Álvaro José Ferreira (A Nossa Rádio, blog sobre rádio pública), André Dias (Rodobalho, associação de danças tradicionais), António Pires (Raízes e Antenas, site dedicado às músicas do mundo), Carlos Norton (Sopa da Pedra), João Sá (Folklândia, programa de rádio) e ainda Luís Rei (Crónicas da Terra, site e programa de rádio).