Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O espetáculo de dança “Canned Mermaid” (Sereia Enlatada), produzido pela Dancenema, anima algumas noites dos fins de semanas de Agosto, no Museu de Portimão. A performance evoca o passado das mulheres que trabalharam no espaço onde hoje funciona o museu, outrora uma fábrica de conservas de peixe.

“Canned Mermaid” será apresentado nos dias 10, 24, e 31 de Agosto (sextas-feiras), às 21h30, e no dia 19 (domingo) às 17h30.

Esta performance, que teve a sua estreia nas comemorações do 10º aniversário do Museu de Portimão, é da autoria de Gonçalo Lobato e tem a direção artística de Nilsen Jorge.

O espetáculo inicia-se no exterior do Museu, no transportador de peixe, e «será um convite para entrar no espaço cultural, outrora uma fábrica de conservas, onde a performance terá como espaço cénico a Sala de Descabeço», adianta a Câmara de Portimão.

A performance, que conta com Thora Jorge e Ana Alberto como intérpretes criadoras, e com Beatriz Bernardo, Cristina Cláudio, Filipa Borges, Leonor Faria e Vânia Lourenço como intérpretes, «reflete sobre a temática das mulheres operárias numa fábrica de peixe, condicionadas às leis sociais e laborais ditadas pelo regime de Salazar», explica a autarquia.

Numa fábrica, «o ritmo do quotidiano é fixo! Tudo é mecanizado! Automatizado, não pensado! Exceto o salário e as horas de trabalho; estes variam muito, e certos, nunca são… Mas há outro ritmo a fervilhar na alma destas mulheres; nem tudo se fixa a um padrão; enquanto trabalham, suas almas vagueiam em liberdade, e as leis da alma são as que cada um define…».

O museu, que assinalou, em Maio, 10 anos de vida, volta a ter horário de Verão, passando a funcionar à noite.

Este novo horário pretende «incentivar a visita dos turistas» até mais tarde, passando desta forma a funcionar à terça-feira, das 19h30 às 23h00, de quarta-feira a domingo, das 15h00 às 23h00. Aos sábados, entre as 15h00 e as 19h00, o museu tem entrada gratuita.

Até ao final do mês de Agosto, além da exposição de referência “Portimão, Território e Identidade”, os visitantes podem também conhecer as duas exposições temporárias intituladas “Brinquedos de lata” e ““Gentes da terra e do mar”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Manuel da Luz

«O Prazer de Sentir-Pensar» de Manuel da Luz vai ser apresentado em Portimão

Segundo livro de Manuel da Luz vai ser apresentado por Alexandra Rodrigues Gonçalves
livro da Maria do Vale Cartaxo

Maria do Vale Cartaxo convida os leitores a viajar no seu «Comboio Ascendente»

Este é o sétimo livro da escritora nascida em Portimão
exposição rui marques|exposição rui marques 2|exposição rui marques 3|exposição rui marques 4|exposição rui marques 5|exposição rui marques 6

Jovem autista expõe quadros na EMARP

Mostra vai estar patente até 4 de Janeiro