O Jazz vai invadir Moncarapacho, pelo terceiro ano consecutivo, com o MonJazz 2016 – Festival de Jazz de Moncarapacho. O evento realiza-se entre 1 e 3 de Julho.
A União das Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta diz que «o sucesso obtido nas anteriores edições eleva a fasquia da exigência do evento, inserido num local multicultural e que tem cativado inúmeros apreciadores deste género musical».
O crescimento do festival leva a que, este ano, o palco se mude do átrio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça para a Praça da República.
Também no número de dias, o MonJazz cresceu, passando de dois, para três, uma alteração que tem o objetivo de «consolidar o evento no panorama cultural do Algarve e fazer de Moncarapacho a capital do jazz no Algarve».
No dia 1 de Julho (sexta-feira), o sexteto de Pedro Madaleno sobe ao palco e, no dia seguinte, sábado, 2 de Julho, será a vez do quinteto Just Frank atuar, liderado pela austríaca Olympia Jensen, e que contará com a participação especial da vocalista Ellen Tackenkamp. No último dia do festival (domingo, 3 de Julho) a música estará a cargo da Moncarapacho Jazz Ensemble, um octeto constituído de propósito para o evento.
Os concertos têm início às 21h30 e têm entrada livre.