O quarteto Arte Flamenco atua no dia 17 de outubro, às 21h30, no Auditório Muncipal de Olhão. O espetáculo promete, segundo a autarquia, «muita expressividade e sensualidade».
Arte Flamenco é formado por quatro artistas: os dançarinos Alicia Marquez e Ramón Martinez, o cantor Bernardo Miranda e o músico Miguel Pérez.
O quarteto é um grupo que, segundo a Câmara de Olhão, «divulga o flamenco nas suas três vertentes: cante, baile e toque. O espetáculo é composto por vários “palos” (géneros) flamencos: bulerias, alegías, soleares e farrucas».
A autarquia olhanense explica que «o flamenco é a música, o canto e a dança, cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, em Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Em 2010, o flamenco foi declarado património cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas».
Originalmente, este estilo de música «consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por violão ou guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). Mais recentemente, outros instrumentos como o cajón (ou adufe, em português) e as castanholas foram também introduzidos, assim como vários outros instrumentos como o violino, o celo e flauta».