Tadeu Filipe vai encerrar o Festival de Órgão do Algarve, este sábado, dia 26 de Novembro, com um concerto na Igreja da Sé de Faro, às 21h30.
Tadeu Filipe vem «da outra ponta do país», de Vila Real. O músico iniciou os estudos em órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto. É licenciado em Ensino de Música (Órgão) pela Universidade de Aveiro, com Pós-Graduação. Frequentou cursos internacionais com personalidades como Antoine Sibertin-Blanc, Jesus Gonzalo Lopez, José Luís Uriol, Ton Koopmann, Andrés Cea Gálan, entre outros.
Leciona órgão no Conservatório Regional de Música de Vila Real e no Conservatório de Música e Dança de Bragança onde é responsável pelo Ciclo de Música Sacra. É organista da Igreja da Santíssima Trindade no Porto.
No programa de encerramento do Festival constam compositores como Podbielski, Zachow, López, Larrañaga e Arresti, que, segundo a Associação Música XXI, que promove o Festival de Orgão do Algarve, «serão certamente um motivo de curiosidade para o público».
O Festival teve 10 concertos de música para Órgão que atravessaram a região, criando novo público em Portimão, Boliqueime e Tavira.
«Concertos sempre com bastante público, caloroso e muito interessado nas obras musicais e em particular nos instrumentos históricos que muitas das vezes desconheciam», refere a Associação Música XXI.
O Festival de Órgão do Algarve – 2016 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA FM.