«A Viagem» é o tema da programação deste ano do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, cujas candidaturas estão abertas até 22 de fevereiro, segundo informou a Direção Regional de Cultura.
Em 2019, assinala-se os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação planetária, de Fernão de Magalhães, navegador português que planeou e comandou, em grande parte da sua extensão, a expedição marítima que permitiu demonstrar definitivamente a esfericidade da terra.
Com o tema da grande Viagem, que este ano dá mote ao programa DiVaM, «pretende-se promover a demanda de novos caminhos, tangíveis ou imaginários, numa busca constante de evasão, de reinterpretação, que nos permitam descobrir novos lugares, novas utopias, encontros ou reencontros, com o outro ou connosco próprios», acrescenta a Direção Regional.
Este ano, a verba a disponibilizar, para o apoio ao programa DiVaM 2019, apresenta um teto máximo de 55 mil euros.
Serão integradas cerca de quatro dezenas de atividades culturais, 11 das quais na Fortaleza de Sagres e outras tantas nas Ruínas Romanas de Milreu e na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira, Vila do Bispo). Haverá ainda atividades nos Castelos de Aljezur (2), de Paderne (2) e de Loulé (1), bem como nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão (2).
O programa DiVaM pretende contribuir para destacar a importância das comunidades locais na valorização do património cultural, indo ao encontro dos princípios da “Convenção de Faro”, pois tenta promover o património cultural como fator de aproximação, de diálogo, de coesão social e de uma cidadania cada vez mais inclusiva.
A “Convenção de Faro”, assinada em 2005, na então Capital Europeia da Cultura, apresenta «uma visão mais “holística” de património, combinando património material e imaterial, mas também os valores, significados, usos e utilizações desse mesmo património pela sociedade. O Património passa a ser visto enquanto processo; um processo contínuo, de criação, de construção, de utilização e modificação do património; um processo que envolve as comunidades, em que os seus valores, aspirações e necessidades devem ser considerados, para celebrar a diversidade e a pluralidade de diferentes visões e perspetivas. Este “processo patrimonial” centra a sua abordagem nas pessoas que constroem, utilizam e celebram um património comum».
Tendo “A Viagem” como tema central do DiVaM 2019 e apelando à inclusão das comunidades no processo de construção de novos projetos culturais, a Direção Regional de Cultura do Algarve convida todas as associações culturais da região algarvia a apresentar candidaturas.
Clique aqui para conhecer as normas do DiVaM 2019
Clique aqui para aceder ao formulário de candidatura