Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma visita guiada à exposição “Mulheres Modernas na obra de José de Almada Negreiros”, sob orientação da curadora Mariana Pinto dos Santos, realiza-se a 7 de Agosto, às 11h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria. 

A exposição, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o Município de Tavira, reúne 55 desenhos e pinturas – a maioria pertencente ao acervo da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian –, assim como excertos da obra literária do artista e textos publicados nos jornais e nas revistas da época.

A mulher moderna emancipada está presente na produção artística de Almada: na moda dos anos 20 ou através da representação de mulheres fumadoras, sedutoras, rebeldes, artistas, cantoras, bailarinas, atrizes, desportistas ou acrobatas. No entanto, ainda subiste o olhar masculino e voyeur que dominou a história da arte, tornou o corpo feminino em objeto e fez dele parte substancial da sua tradição.

A figuração feminina enquanto força de trabalho também é evocada, através da representação de mulheres do mar, cuja expressão endurecida e sofrida anuncia preocupações realistas, presentes na obra plástica de Almada dos anos 30.

Mariana Pinto dos Santos é historiadora da arte, doutorada em História e Teoria pela Facultat de Belles Arts – Universitat de Barcelona, investigadora integrada do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e professora convidada no departamento de História da Arte da mesma faculdade.

É autora do livro Vanguarda & Outras Loas (Lisboa: Assírio & Alvim, 2007), bem como de estudos em catálogos e ensaios publicados em revistas, sobre história da arte contemporânea, modernidade e modernismo, teoria e historiografia da arte.

Também é coeditora da Obra Literária de Almada Negreiros (Assírio & Alvim), da revista Intervalo (Pianola/Vendaval) da Pianola Editores e das Edições do Saguão.

Foi curadora da exposição na Fundação Calouste Gulbenkian “José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno” (3 de Fevereiro a 5 de Junho de 2017) e da exposição no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, “José de Almada Negreiros: desenho em movimento” (29 de Novembro 2017 a 31 de Março).

Todos os interessados deverão efetuar a sua inscrição até dia 6 de Agosto, através do preenchimento deste formulário disponível aqui. 

A inscrição é gratuita e obrigatória, sendo o número limitado a 30 participantes. A atividade destina-se ao público geral.

Para mais informações pode contactar o 281 320 500 ou enviar um e-mail para edu.museus@cm-tavira.pt.

sulinformacao

Também poderá gostar

Perspectiva da Fachada do Museu de Portimão

Júri do Prémio Museu Europeu do Ano 2019 reúne-se em Portimão para escolher vencedores

O Júri do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA), composto por membros de 10

FARO_VILA ADENTRO_MUSEU MUNICIPAL_24

Há duas exposições de fotografia para ir ver ao Museu de Faro até ao final do ano

As exposições de fotografia “O método científico” e “Pelas ruas do mundo…3×3=21” são propostas

órgão sé de faro (1)|MEXICO

Andrés Cea Galán traz a música ibérica ao Festival de Órgão em Tavira e Faro

Festival de Órgão do Algarve continua no fim de semana, com mais dois concertos