Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

planta da inauguração de VRSAO município de Vila Real de Santo António assinala as comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, a 28 de março, com uma palestra e a inauguração de uma mostra dos originais das plantas que marcaram os festejos comemorativos da Fundação da Vila Pombalina, em 1776.

A exposição, que dará a possibilidade de conhecer documentos originais com cerca de 240 anos, estará patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e é desenvolvida em parceria com a Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AICEI).

Esta iniciativa tem como principal objetivo preservar, valorizar e divulgar o património histórico da cidade enquanto um dos melhores exemplos da arquitetura iluminista, numa altura em que VRSA acolhe a sede da AICEI, uma estrutura que se destina à promoção da importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no chamado período das Luzes do século XVIII.

A inauguração da exposição «Os originais das plantas que marcaram os festejos da inauguração da Vila Pombalina» está marcada para o dia 28 de março, às 9h30, a que se segue uma visita acompanhada e uma palestra conduzida pela historiadora Daniela Nunes Pereira.

Exposicao PlantasDo conjunto das cinco plantas originais que relatam os três dias de celebrações da inauguração de VRSA, a 13 de maio de 1776, três delas serão ato de reflexão sobre o uso da cartografia para contar, ilustrar e documentar este tipo de acontecimentos, que, normalmente, apenas se encontram narrados em documentos escritos ou em pinturas.

O programa da inauguração integra ainda uma visita ao Centro Histórico de VRSA, conduzida pelo historiador Fernando Pessanha, que dará a conhecer os aspetos do território antes da fundação da cidade.

As plantas originais ficarão expostas e acessíveis ao público até ao dia 3 de abril, no Arquivo Histórico, e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h45. A entrada é livre.

 

PROGRAMA DA INAUGURAÇÃO

28 de março

9h30 – Inauguração da Exposição «Os originais das plantas que marcaram os festejos da inauguração da Vila Pombalina» com visita acompanhada
Daniela Nunes Pereira – Historiadora
10h30 – Conferência
«A cartografia da inauguração de Vila Real de Santo António»
Daniela Nunes Pereira – Historiadora
11h30 – Visita Guiada
«O território antes da fundação. Visita ao Centro Histórico de Vila Real de Santo António»
Fernando Pessanha – Historiador

EXPOSIÇÃO

«Os originais das plantas que marcaram os festejos da inauguração da Vila Pombalina»
Data: 30 de março a 3 de abril
Horário: 9h30 às 13h00 – 14h00 às 16h45 (de segunda a sexta-feira)
Local: Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Olhão, Faro, Vila Real de Santo António e Alcoutim

Os efeitos da seca não eram, em Olhão, diferentes dos outros concelhos do litoral

Sul Informação

Terras sem Sombra acaba este sábado e (ainda) é tempo de recordar uma das suas jornadas mais emotivas

Agora que está a chegar ao fim a edição de 2017 do Festival Terras

Sul Informação

Portimão aproveita as noites amenas de Verão para dar a conhecer o seu património edificado

O património histórico edificado de Portimão vai ser dado a conhecer em passeios culturais