Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Walking Festival AmeixialA população da aldeia do Ameixial, no interior de Loulé, deverá quadruplicar, nos dias 24, 25 e 26 de abril.

A terceira edição do Walking Festival Ameixial (festival de caminhadas) está já a gerar muito entusiasmo e a perspetiva é que junte mais do dobro dos participantes do ano anterior, fruto de novas parcerias, que motivarão atividades inéditas.

Quando falta mais de um mês para o início do festival, há já quem tenha reservado os dias para vir a Loulé, nomeadamente visitantes vindos da Alemanha e Holanda. Assim, houve um esforço por parte dos responsáveis pelo evento em fechar o programa e em colocá-lo na rua, algo que já começou a acontecer desde sexta-feira passada e continuará, em força, ao longo das próximas semanas.

No programa deste ano há novidades, que resultam de parcerias entre o festival e diversas associações.

«Nos dois primeiros anos, tivemos cerca de 200 participantes. Este ano, vamos ultrapassar, certamente, os 400 ou 500 participantes. O grupo das Corridas às Sextas vai lá promover uma corrida e um piquenique, e chegam a juntar mil pessoas. Temos também  a associação de trail running, que vai promover uma prova, que junta habitualmente muita gente», revelou João Ministro, da ProActiveTur, empresa que organiza este evento da Câmara de Loulé e da Junta do Ameixial, em parceria com o Projeto Estela.

Hugo Nunes: “Este é um momento de promoção da freguesia menos habitada de Loulé, mas que, ao mesmo tempo, será a que mais bem preservadas tem um conjunto de tradições e de espaços, que vale a pena visitar”

Outro parceiro é a associação Almargem «que promoverá duas atividades» e a associação Urban Sketchers, que «vai fazer um encontro regional de ilustração». Além destas iniciativas, haverá, como se espera, muitas caminhadas, com os mais variados temas, incluindo uma de ligação à Via Algarviana.

«O programa segue a mesma lógica dos outros anos. Haverá várias caminhadas, todos os dias. Este ano, teremos, também, workshops técnicos e uma ligação mais forte à comunidade. No sábado, temos uma atividade noturna, onde vamos pôr os participantes a fazer pão», acrescentou João Ministro.

Para acolher tanta gente numa aldeia onde habitam, em permanência, cerca de 140 pessoas (a freguesia tem menos de 450), a organização conta com o abrigo de montanha, inaugurado há cerca de um ano pela Câmara de Loulé numa antiga fábrica, e com o Parque de Autocaravanismo, que até já se encontra «bastante composto». Também haverá uma zona de campismo.

«O abrigo de montanha do Ameixial é um pequeno centro de acolhimento, para pessoas de passagem, que conta com todas as condições. Esta é uma oportunidade de dar a conhecer este equipamento a quem visite o Ameixial», considerou o vice-presidente da Câmara de Loulé Hugo Nunes.

Cartaz Walking FestivalAté porque, realçou, um grande objetivo deste festival é dar a conhecer as potencialidades do Ameixial, nomeadamente no que toca ao turismo de natureza.

«Este é um momento de promoção da freguesia menos habitada de Loulé, mas que, ao mesmo tempo, será a que mais bem preservadas tem um conjunto de tradições e de espaços, que vale a pena visitar», acrescentou.

Hoje, em dia, o Ameixial já é um local procurado por quem gosta de desfrutar da natureza e de conhecer as tradições da Serra do Caldeirão.

«Nota-se um aumento das pessoas que, constantemente, se deslocam ao Ameixial para praticar caminhadas e BTT», revelou o presidente da Junta de Freguesia do Ameixial Abílio Sousa.

O Walking Festival acaba por ser um momento de viragem para o exterior, para a população do Ameixial. «Os visitantes interagem com a comunidade e a população recebe bem este evento porque, como disse o vice-presidente, está a promover aquilo que nós temos de bom», acrescentou.

Nos próximos dias, os interessados em participar, vão ter a oportunidade de se inscrever nas diferentes atividades, que são todas gratuitas. Para o fazer, devem visitar a página do Facebook do Walking Festival, onde estão disponíveis links para as inscrições das diferentes atividades, bem como o programa completo do festival.

Em 2015, o festival de caminhadas também se inserirá no programa de Loulé Cidade Europeia de Desporto. «Este festival tem muitas particularidades que o distinguem das demais iniciativas deste evento. Desde logo, porque se realiza no interior e vai levar ao Ameixial um conjunto de pessoa que, na sua esmagadora maioria, dificilmente lá iriam, se não fosse pelo Walking Festival. Isso valoriza-o muito», considerou Hugo Nunes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Habitação e abastecimento de água são prioridades do Orçamento Municipal de Loulé para 2018

O abastecimento de água e o acesso à habitação para todos são prioridades do

Sul Informação

Canções de Natal visitam as diferentes freguesias de Loulé até 17 de Dezembro

As freguesias do concelho de Loulé vão ser “invadidas” por canções de Natal, a

Sul Informação

“As Criadas” sobem ao palco do Cine-Teatro Louletano

A peça de teatro “As Criadas”, de Jean Genet, vai ter exibições nos dias