Um total de 335 pessoas percorreram 5000 quilómetros, pelos trilhos de Silves e de Monchique, no sábado, 8 de Outubro, na segunda edição do Trail do Lince, o único evento desportivo que oferece a oportunidade de contribuir para a preservação do Lince Ibérico e percorrer os trilhos desse que é o felino mais ameaçado do mundo.
O evento, que conta com organização da FIRE!, angariou ainda cerca de 3.000 euros, provenientes da venda de mais de 600 packs “Adota um Lince Ibérico e dá o 1º passo para o Trail” que inclui um peluche da mascote por 19.90 euros, com 5 euros a reverter para a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e World Wide Fund (WWF) – organizações que contribuem ativamente para a preservação do Lince Ibérico.
O Trail do Lince contou com três modalidades, o Trail Longo de 30 quilómetros, o Trail Curto de 12 quilómetros e ainda a versão familiar, a Caminhada de 12 quilómetros. Somando-se os quilómetros percorridos pelos 335 participantes atingiu-se a marca dos 5.000 quilómetros em prol da causa.
Martim Azevedo, CEO da Fire!, entidade organizadora da prova, refere que «o sucesso da segunda edição é a prova da vontade dos portugueses em contribuir para uma causa que é de todos, de preservar e colocar o Lince Ibérico no seu habitat natural».
«Ver mais de 300 pessoas a correrem, a superarem-se, a percorrerem mais de 5000 quilómetros e ainda contribuírem com mais de 3000 euros para instituições que tornam a preservação do felino possível, é algo único e louvável. Esperamos nas próximas edições que mais amantes do Trail, do Running e da Natureza se juntem a nós, o Lince Ibérico agradece!», acrescentou Martim Azevedo.
Tito Rosa, presidente da Direção Nacional da LPN, sublinhou que «foi importante mais uma vez a iniciativa do Trail do Lince. O primeiro passo para a conservação é a sensibilização e a chamada do compromisso dos cidadãos com os esforços de proteção. O Trail do Lince Ibérico cumpre inteiramente essa missão e ainda o faz pelo lado do desporto e da confraternização».
Por seu lado, Ângela Morgado, Acting Manager da WWF Mediterranean Portugal, adiantou que «a segunda edição do Trail do Lince foi mais um passo para a afirmação desta iniciativa no panorama nacional da conservação da natureza e do desporto».
Em termos de conservação, a iniciativa «contribui para a preservação do Lince Ibérico, apoiando projetos no terreno sobre restauro do seu habitat natural, como é o caso de um dos projetos do Fundo Mundial para a Natureza (WWF)»., disse ainda.
Além disso, «é uma prova desportiva diferente, que acontece na natureza e onde, ao percorrermos os trilhos do lince, admiramos as belas paisagens das serras algarvias e mostramos que todos temos o poder e a responsabilidade de apoiar a natureza e os valores naturais do nosso país».
TRAIL LONGO (30 km):
1º Classificado geral Masculino – MARCO LISIO GONÇALVES
2º Classificado geral Masculino – JORGE ANTÓNIO
3º Classificado geral Masculino – JOSÉ PEREIRA
1º Classificado geral Feminino – FILIPA VILAR
2º Classificado geral Feminino – ISABEL GONÇALVES
3º Classificado geral Feminino – FELISBELA SOUSA
TRAIL CURTO (12 km):
1º Classificado geral Masculino – TIAGO ALBANO
2º Classificado geral Masculino – RUI FERNANDES
3º Classificado geral Masculino – PEDRO ALMEIDA
1º Classificado geral Feminino – NATALIA MENDES
2º Classificado geral Feminino – LARISSA MOELLER
3º Classificado geral Feminino – RITA REIS
II Edição – TRAIL DO LINCE 2016 from Fire Comunicação on Vimeo.
Veja também a galeria fotográfica: