60 países já confirmaram a presença no Mundial de Optimist que irá decorrer em Vilamoura, durante nove dias, entre 25 de junho e 4 de julho. Serão cerca de 300 velejadores, os melhores do mundo nesta classe, que irão lutar pelo título nas águas do Algarve.
Entre 25 de junho e 4 de julho, há velas dos 5 continentes nos campos de regatas assinalados ao largo de Vilamoura. Um verdadeiro mix de culturas, línguas e convicções religiosas, sem paralelo, excetuando os jogos olímpicos.
O CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura é a entidade anfitriã deste Campeonato do Mundo, cuja organização está a cargo da Companhia Náutica. O mundial de Optimist será um dos maiores eventos desportivos que acontecerão este ano em Portugal, com enorme impacto a nível social, económico e desportivo.
Cada país estará representado por 5 jovens atletas e 3 elementos adultos. No entanto, além das equipas participantes, são ainda esperados cerca de 1500 acompanhantes, entre familiares e amigos dos velejadores.
À entrada do Verão, este mundial de vela irá garantir à hotelaria e restauração da região um total de 4500 dormidas e cerca de 13 500 refeições.
A classe Optmist é a classe de formação da vela, que abrange jovens entre os 11 e os 14 anos. Para muitos destes velejadores, esta será a primeira experiência à escala global, pelo que este Mundial será muito mais do que uma simples competição internacional.
Com uma marina deslumbrante, um enquadramento paisagístico único e ainda infraestruturas e equipamentos de grande qualidade, Vilamoura tem tudo para oferecer uma experiência memorável às três centenas de velejadores, equipas técnicas e respetivos acompanhantes.
As imagens do Campeonato do Mundo de Optimist de Vilamoura têm já emissão assegurada em 44 países, representando um total de 20 milhões de telespetadores.