Um Ferrari 333 SP, um Ferrari F40 ou um Jaguar XJR15 são alguns dos carros clássicos que já este fim de semana, de 28 a 30 de Outubro, vão participar no «Algarve Classic Festival», no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O evento é considerado «o maior de carros clássicos da Península Ibérica» e vai ter os bólides que correm no emblemático circuito de Le Mans como pano de fundo.
A presença destes carros no «Algarve Classic Festival» surge devido a uma das grandes novidades desta edição: o conceito «High Speed Demonstrations» vai estrear-se no Autódromo do Algarve, e em Portugal, através do «90’s Endurance Legends», que permitirá que os proprietários dos carros os usem na pista para a qual foram concebidos, sem terem de se preocupar com situações diversas que existem numa corrida.
Em termos de competições, este ano, o Algarve Classic Festival terá, além do regresso do «GT & Sports Cars Cup» para Grande Turismos originais anteriores a 1965, o «Iberian Historic Endurance» para Turismos e GT anteriores a 1976 e o «Stirling Moss Trophy» para Sport’s Cars anteriores a 1961. Haverá, também, as competições «HTTC» para Turismos até 1986 e o «Nacional CNCC/LCC».
O Iberian Historic Endurance é «uma das grelhas mais valiosas do evento», segundo o Autódromo Internacional do Algarve. Há pilotos de nove nacionalidades diferentes em competição, assim como uma variedade de marcas, com… 18 milhões de euros em automóveis. A saber: giant killers Mini Cooper S, Alfa Romeo Giulia, Volvo 122S, Ford Cortina Lotus, quatro Ford GT40 ou os raros Iso Rivolta e Ginetta G10.
Quanto aos pilotos, além das habituais duplas familiares e dos Gentlemen Drivers que caracterizam esta competição em específico, podem ser encontradas duplas «Pro-Am» com nomes como Mário Silva, Frank Stippler, que já venceu a «Porsche Supercup», ou Simon Hadfield, na mesma grelha de partida.
Joana Melo, do gabinete de comunicação do Autódromo Internacional do Algarve, explicou ao Sul Informação a importância deste evento para a região, e para Portimão em particular. «Temos o hotel aqui do Autódromo, bem como outros no concelho já cheios só com pilotos e acompanhantes», disse. Mas virão também os aficionados do desporto automóvel e dos clássicos, para encher as unidades hoteleiras, nomeadamente «pessoas do Norte do país que vêm ao Algarve de propósito para assistir ao evento».
Em termos do público, ainda assim, «a maior parte serão estrangeiros, seja participantes, seja espectadores», revelou. No que toca aos bilhetes, a procura tem sido «muita». Porém, a maior parte das vendas «será feita no fim-de-semana», disse Joana Melo ao Sul Informação.
Já Paulo Pinheiro, o responsável pelo Autódromo, diz ser «com enorme agrado que o Autódromo Internacional do Algarve acolhe, pelo oitavo ano consecutivo, mais um Algarve Classic Festival».
Com efeito, o Autódromo Internacional do Algarve e a Race Ready já renovaram o contrato de parceria que estabeleceram, assegurando, desde já, que o Algarve Classic Festival se vai realizar também nos próximos três anos.
Para informações sobre os bilhetes, que variam entre os 10 e os 43 euros, clique aqui. Há, também, a possibilidade de comprar um «Golpen Pass», com acesso ao Paddock, bancadas, torres VIP e almoço, por 62 euros, para sexta-feira ou sábado, 79 euros para domingo, ou 119 euros, válido para dois dias, e 155 euros para três dias. Crianças até aos 16 anos, desde que acompanhadas por um adulto com bilhete, não pagam entrada.