A equipa Algarve Sharks, de Faro, foi derrotada pelos Lisboa Devils, pela margem mínima de 28-26, na final da Liga Portuguesa de Futebol Americano, em jogo disputado no sábado no Estádio Municipal da Maia.
Tratou-se de uma final inédita, já que nenhuma formação algarvia tinha chegado tão longe no campeonato nacional de uma modalidade ainda pouco praticada em Portugal, mas muito conhecida graças aos filmes americanos.
O jogo começou com os Devils a atacar e a conseguir marcar o seu primeiro touchdown (6/0). Os Sharks conseguiram empatar 6/6, sem conversão dos 2 pontos.
Ainda no segundo quarto, a formação algarvia dominou o marcador, com um passe do seu quarterback Ryan de Loureiro para Brandon SooHoo (6/12).
No entanto, no final do segundo quarto, antes do intervalo, os Devils conseguiram de novo ganhar a vantagem, com um touchdown e uma conversão de 2 pontos (14/12).
No 3º quarto, os Devils encontraram uma oportunidade de marcar mais um touchdown e converter mais 2 pontos, chegando ao resultado de 22/12. Apesar da diferença de dois touchdowns, a equipa dos Algarve Sharks ainda acreditava na vitória, por faltar muito tempo de jogo.
Quando os Devils fizeram o kick off e a bola foi parar às mãos de Augustine Ume-Ezeoke (dos Sharks), que correu 85 jardas sem ser placado, com a equipa a protegê-lo, essa jogada deixou os algarvios a 5 jardas do touchdown, conseguindo marcar mais uma vez, e passando o resultado para 22/18.
Mas no começo do 4º quarto (últimos 12 minutos de jogo), os Devils marcaram mais uma vez um touchdown, aumentando a vantagem dos lisboetas para 28/18.
Faltavam 5 minutos para a partida acabar, quando o quarter back dos Devils fez um passe para o seu wide receiver, tentando converter mais 2 pontos, mas Brandon SooHoo, dos Sharks, fez uma interceção e conseguiu correr as 100 jardas, marcando e convertendo os 2 pontos para a equipa do Algarve, colocando o resultado em 28/20.
Os Devils reforçaram então o seu ataque, mas a defesa dos Sharks não deixou que nada acontecesse. A equipa ofensiva dos algarvios entrou em campo e conseguiu marcar mais um touchdown no último minuto da partida, fixando o resultado em 28/26
Nesse momento, os Sharks estavam a 10 jardas, podendo converter os 2 pontos e assim conseguir empatar a partida. Mas um defesa dos Devils conseguiu placar o quarterback algarvio, impedindo-o de marcar os 2 pontos que dariam o empate.
Foi, portanto, uma final muito competitiva e emocionante, com ambas as equipas a jogar a um grande nível.
A Liga Portuguesa de Futebol Americano foi disputada por Algarve Sharks (Faro), Braga Warriors, Black Knights (Braga), Crusaders (Carcavelos), Lisboa Devils, Lisboa Navigators, Maia Mustangs, Paredes Lumberjacks, Porto Mutts e Porto Renegades.
Dos clubes inscritos na Associação Portuguesa de Futebol Americano, apenas ficou de fora da disputa desta Liga, a outra equipa algarvia, os Algarve Pirates (Portimão), que decidiram fazer uma paragem para reorganização nesta época desportiva.
Nota: a foto é de PhotoSports|Carlos Valente, a quem o Sul Informação agradece.