A algarvia Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) e o viseense Tiago Ferreira (Team Protek) impuseram-se hoje nas provas de elite do Campeonato Nacional de Maratonas BTT (XCM), disputado em Reguengos de Monsaraz.
Carlos Cabrita e Elisete Sousa, ambos também do BTT Loulé/BPI, sagraram-se, por sua vez, campeões nacionais em masters 50 e masters 40 femininas, respetivamente.
Celina Carpinteiro demonstrou grande superioridade entre as femininas, conquistando o quarto título nacional consecutivo de XCM, depois de completar os 89 quilómeros em 4h07m49s.
A segunda classificada foi Ana Antunes (Team Sapor), a 7m02s. A comandante da Taça de Portugal, Tânia Neves (Clube BTT de Águeda/Blackjack), teve de contentar-se com a terceira posição, a 9m46s.
Tiago Ferreira foi o mais forte na prova masculina de 114 quilómetros, que acabou em 4h21m10s. O campeão nacional de 2014, David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech), deu luta, terminando na segunda posição, a 2m13s. O terceiro foi José Rodrigues (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo), a 15m59s.
O individual José Lourenço triunfou em masters 30, Nuno Inácio (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC) impôs-se em masters 35, Francisco Anjos (Saertex Portugal/Edaetech) ganhou em masters 40, José Rosa (Ser e Parecer Bike Team) venceu em masters 45, Carlos Lima (EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma) bateu a concorrência em masters 50, Carlos Cabrita (BTT Loulé/BPI) destacou-se em masters 50, Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde) suplantou as rivais em masters 30 femininas e Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) foi a campeã de masters 40 femininas.