A algarvia Joana Schenker venceu o Azores Pro, 2ª Etapa do circuito nacional Bodyboard Pro Tour 2014, disputada num único dia, sábado, dia 26, na Praia de Santa Bárbara, Ilha de São Miguel, Açores.
Depois do 2º lugar alcançado em casa, na etapa inaugural do circuito em Vila do Bispo, a atleta da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS) assumiu a liderança do Pro Tour 2014.
O algarvio Gonçalo Pinheiro (ABS) conquistou um brilhante terceiro lugar na prova açoriana, chegando até às meias-finais man on man, onde foi batido pelo experiente Manuel Centeno num duelo com sores elevados.
“Vi muito bom nível neste campeonato e não foi nada fácil. Todos os heats foram disputados até aos últimos minutos”, comentou Joana Schenker. Em entrevista ao Bodyboard.pt, a atleta algarvia concluiu: “Estar a liderar o circuito no início é uma motivação”.
A prova feminina nos Açores foi disputada por 9 atletas, três das quais fizeram um heat de trials, para apurar as duas que integraram o lote de 8 nas meias-finais em heats de 4, fase em que teve início o quadro principal feminino.
Joana Schenker varreu as três baterias que disputou em frente ao areal de Santa Bárbara. A atleta ABS venceu a sua meia-final a quatro (score 12.05) e depois eliminou Marta Leitão na meia-final man on man (score 13.25). Na final, Joana fez 13.40 pontos e bateu Ana Adão (12.50), que havia chegado invicta ao derradeiro duelo na competição feminina.
Joana Schenker é a campeã em título do Bodyboard Pro Tour. A atleta ABS venceu o circuito em 2013 e só não foi consagrada campeã nacional de bodyboard por impedimento dos estatutos da Federação Portuguesa de Surf, que proíbem a atribuição do título nacional a cidadãos estrangeiros.
Joana tem nacionalidade alemã, apesar de sempre ter vivido no Algarve. O título de campeã nacional de bodyboard 2013 foi entregue a Catarina Sousa, segunda classificada no Bodyboard Pro Tour 2013.
Joana Schenker foi a única algarvia presente no Azores Pro. No quadro masculino, a ABS competiu com três atletas. Os veteranos Francisco Pinheiro e João Pinheiro perderam de primeira, eliminados em 4º nos quartos-de-final, fase de abertura da competição masculina.
Gonçalo Pinheiro levou a bandeira algarvia até às meias-finais man on man masculinas. O jovem algarvio realizou uma prova brilhante: apurou-se em segundo (atrás do experiente António Cardoso) para os quartos-de-final man on man, onde eliminou Rodrigo Rijo.
Nas meias-finais masculinas man on man, Gonçalo Pinheiro vendeu cara a derrota frente a Manuel Centeno. O atleta algarvio fez 15.25 pontos na meia-final, uma exibição de luxo que forçou o seu adversário do Porto, campeão europeu e mundial em 2006, a dar o máximo, para fazer 17.55 pontos e conseguir o acesso à final.
Foi o maior score do campeonato e também a bateria com a soma de (dois) sores mais elevada. “Fiquei em terceiro lugar. Não podia estar mais feliz. Agora é continuar a treinar para tentar fazer melhor”, comentou Gonçalo Pinheiro.
Na final, Manuel Centeno (15.75) perdeu para Hugo Pinheiro (16.85). O atleta da Costa de Caparica, que no fim-de-semana passado conquistou o 2º lugar na prova francesa de abertura do circuito europeu (perdendo para Pierre-Louis Costes), assumiu a liderança do circuito português Bodyboard Pro Tour 2014, depois do segundo lugar que havia alcançado na etapa inaugural em Vila do Bispo.
Resultados (finais + algarvios) 2ª Etapa Bodyboard Pro Tour 2014 – Açores
Open Masculino
Final
1. Hugo Pinheiro (COMS) – 16.85
2. Manuel Centeno (AON) – 15.75
ABS
3. Gonçalo Pinheiro
13. Francisco Pinheiro
13. João Pinheiro
Open Feminino
Final
1. Joana Schenker (ABS) – 13.40
2. Ana Adão (ABFM) – 12.50