David Livramento, ciclista da Carmim/Prio/Tavira venceu o Prémio Onda/Boavista que decorreu no norte do país, entre 14 e 16 de setembro.
O Prémio de ciclismo arrancou na sexta-feira, com o corredor tavirense a vencer a primeira etapa de 120 quilómetros, que teve início e fim em Póvoa do Lanhoso.
A história da primeira jornada começou a desenhar-se aos quilómetros iniciais, com uma fuga de alguns elementos. A escassos quilómetros do risco final, Livramento lançou-se para a meta, batendo toda a concorrência, e tornando-se assim o primeiro camisola amarela da prova.
O segundo dia uniu Gondomar e Jovim, ao longo de 125 quilómetros, com Livramento a partir para a jornada com 1 minuto de vantagem para o segundo classificado.
Apesar de se revelar uma jornada difícil, o corredor algarvio manteve a liderança, mesmo com os constantes ataques concorrentes.
No último dia, teve lugar um Contra-relógio Individual de 4 quilómetros em Gondomar.
Com o fim da competição à vista, coube ao camisola amarela manter o resultado: “com a vantagem de tempo que tinha e sendo este um Contra-relógio curto apenas tinha que manter o resultado para vencer”.
Foi o que aconteceu, com o corredor, no final dos três dias, a ficar com 31 segundos de avanço para o 2º classificado (Hugo Sabido) e a garantir desta forma a sua primeira vitória numa prova por etapas.
Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) foi o vencedor do contra-relógio individual, mas não conseguiu destronar David Livramento (Carmim-Prio-Tavira), que vestiu a camisola amarela no primeiro dia e a conservou até ao final.
David Livramento, apesar de ser apenas o 17.º no contra-relógio, terminou assim o GP Onda-Boavista com 31 segundos de avanço sobre Sabido. O terceiro foi Delio Fernández (Onda-Boavista), a 43 segundos.
“Só tive de manter um bom andamento e ir controlando a diferença, porque, felizmente, era um contra-relógio curto, que não permitia fazer grandes diferenças”, explicou David Livramento.
A Carmim/Prio/Tavira foi representada por David Livramento, Ricardo Mestre, Diogo Nunes, Valter Pereira, Luís Silva, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, e Alejandro Marque.
Nas restantes classificações, a LA Alumínios-Antarte impôs-se por equipas, José Mendes (LA Alumínios-Antarte) foi o melhor trepador e Jorge Montenegro (Louletano/Dunas Douradas) conseguiu o título de melhor ciclista das equipas de clube.
O final do Grande Prémio Onda-Boavista foi aproveitado pela Câmara Municipal de Gondomar, representada pelo vereador Fernando Paulo, para homenagear André Cardoso, um gondomarense que foi o melhor português na Volta a Espanha deste ano e que irá representar a Selecção Nacional/Liberty Seguros no dia 23 de Setembro, na prova de fundo do Campeonato do Mundo de Estrada, na região holandesa de Limburgo.