Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

David Livramento, ciclista da Carmim/Prio/Tavira venceu o Prémio Onda/Boavista que decorreu no norte do país, entre 14 e 16 de setembro.

O Prémio de ciclismo arrancou na sexta-feira, com o corredor tavirense a vencer a primeira etapa de 120 quilómetros, que teve início e fim em Póvoa do Lanhoso.

A história da primeira jornada começou a desenhar-se aos quilómetros iniciais, com uma fuga de alguns elementos. A escassos quilómetros do risco final, Livramento lançou-se para a meta, batendo toda a concorrência, e tornando-se assim o primeiro camisola amarela da prova.

O segundo dia uniu Gondomar e Jovim, ao longo de 125 quilómetros, com Livramento a partir para a jornada com 1 minuto de vantagem para o segundo classificado.

Apesar de se revelar uma jornada difícil, o corredor algarvio manteve a liderança, mesmo com os constantes ataques concorrentes.

No último dia, teve lugar um Contra-relógio Individual de 4 quilómetros em Gondomar.

Com o fim da competição à vista, coube ao camisola amarela manter o resultado: “com a vantagem de tempo que tinha e sendo este um Contra-relógio curto apenas tinha que manter o resultado para vencer”.

Foi o que aconteceu, com o corredor, no final dos três dias, a ficar com 31 segundos de avanço para o 2º classificado (Hugo Sabido) e a garantir desta forma a sua primeira vitória numa prova por etapas.

Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) foi o vencedor do contra-relógio individual, mas não conseguiu destronar David Livramento (Carmim-Prio-Tavira), que vestiu a camisola amarela no primeiro dia e a conservou até ao final.

David Livramento, apesar de ser apenas o 17.º no contra-relógio, terminou assim o GP Onda-Boavista com 31 segundos de avanço sobre Sabido. O terceiro foi Delio Fernández (Onda-Boavista), a 43 segundos.

“Só tive de manter um bom andamento e ir controlando a diferença, porque, felizmente, era um contra-relógio curto, que não permitia fazer grandes diferenças”, explicou David Livramento.

A Carmim/Prio/Tavira foi representada por David Livramento, Ricardo Mestre, Diogo Nunes, Valter Pereira, Luís Silva, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, e Alejandro Marque.

Nas restantes classificações, a LA Alumínios-Antarte impôs-se por equipas, José Mendes (LA Alumínios-Antarte) foi o melhor trepador e Jorge Montenegro (Louletano/Dunas Douradas) conseguiu o título de melhor ciclista das equipas de clube.

O final do Grande Prémio Onda-Boavista foi aproveitado pela Câmara Municipal de Gondomar, representada pelo vereador Fernando Paulo, para homenagear André Cardoso, um gondomarense que foi o melhor português na Volta a Espanha deste ano e que irá representar a Selecção Nacional/Liberty Seguros no dia 23 de Setembro, na prova de fundo do Campeonato do Mundo de Estrada, na região holandesa de Limburgo.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Valdemar Teixeira (Extremosul/Clínica de Pêra) é o novo campeão ibérico de Elites Amadores

Um dos principais redutos do ciclismo amador de competição de Portugal, o concelho de

Sul Informação

Almodôvar recebe pela primeira vez Campeonato de Masters Ibérico

Almodôvar recebe, pela primeira vez, o Campeonato Ibérico de Ciclismo de Estrada Masters e

Sul Informação

Algarvio Amaro Antunes vence Troféu Joaquim Agostinho

O algarvio Amaro Antunes, da W52-FC Porto, venceu o 40º Troféu Joaquim Agostinho, disputado