Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Podio-sub-12-Mariana-Rafael-Pedro-Tomas-Ricardo-650x433Rafael Cabral (Associação de Bodyboard de Sagres – ABS) sagrou-se campeão nacional de bodyboard Sub-12, ao vencer a 6ª e última etapa do Circuito Nacional Esperanças 2014, disputada em Carcavelos, nos dias 1 e 2 de Novembro.

Foi a quarta vitória consecutiva do jovem ‘Rafa’ e, numa etapa de luxo para a representação algarvia da ABS, com Tomás Rosado a dar espectáculo e a alcançar a sua primeira vitória em Sub-14.

Esta derradeira etapa do Esperanças 2014 em bodyboard foi disputada em 5 categorias – Sub-18, Sub-18 Feminino, Sub-16, Sub-14 e Sub-12 – e a vitória foi algarvia (ABS) em duas das categorias (Sub-14 e Sub-12).

A Praia de Carcavelos apresentou condições de gala, com ondas de um metro e boa formação; com boas esquerdas, o que é favorável aos ‘riders’ algarvios.

Rafael Cabral tem 12 anos de idade e apenas um ano de bodyboard. Depois de vacilar nas primeiras duas etapas do circuito, ultrapassado por Mariana Rosa, o jovem ‘Rafa’ assumiu o controlo das operações e ‘varreu’ todas as restantes etapas, impondo-se à sua rival de Carcavelos.

E foi, precisamente, na ‘casa’ da adversária mais forte, que Rafael Cabral voltou a ganhar. O algarvio liderou sempre a final, construindo o seu ‘score’ com um ‘rolo’ forte (6.75 pontos) e uma boa onda de ‘backup’ na casa dos 4 pontos.

Carcavelos decidiu apenas os campeões Sub-12 e Sub-18 Feminino, uma vez que os títulos nas restantes categorias já estavam matematicamente atribuídos. Miguel Adão (Sub-18… venceu 5 das 6 etapas!), Guilherme Guerra (Sub-16) e Miguel Ferreira (Sub-14… 5 vitórias em etapas!) garantiram os respectivos títulos na etapa anterior, na Nazaré.

Madalena Guerra, atleta de Carcavelos, conquistou ‘em casa’ o título de campeã nacional Sub-18 Feminino, concluindo a 6ª Etapa na 3ª posição e beneficiando da eliminação de Carolina Esteves nas meias-finais.

A ABS esteve também representada nesta categoria, por Vanessa Marques e Raquel Viseu, ambas eliminadas na Ronda 1 (quartos-de-final).

Rafael Cabral sagrou-se de forma brilhante campeão nacional Sub-12, tornando-se no terceiro atleta ABS a alcançar este título, depois de Gonçalo Pinheiro (actual Top 16 Open) e de Tomás Rosado (em 2012).

Tomás Rosado foi um dos protagonistas da etapa em Carcavelos. O atleta ABS deu um autêntico recital de surf na categoria Sub-14, ‘varrendo’ a meia-final e a final com combinações fortíssimas ‘Rollo’ + ARS, sem hipóteses para os adversários. Tomás Rosado alcançou a sua primeira vitória em etapas Sub-14 e subiu ao 3º lugar no ‘ranking’ final.

“Foi uma época bastante positiva. Voltámos a ter um campeão Sub-12 e, nos Sub-14, o Tomás fez o que pôde com as ondas que teve. Nos Sub-16, o Nuno Cabral passou sempre um ‘heat’, o que é uma boa prestação para primeiro ano de bodyboard”, comentou Francisco Pinheiro, atleta Top 16 Open e treinador, ao Sul Informação.

 

Finais (+ABS) 6ª Etapa CNB Esperanças 2014 – Carcavelos

Sub-18
1. Miguel Adão (ABFM) – campeão nacional
2. Stephanos Kokorelis (CRCQL)
3. David Rosmaninho (CNP)
4. Ricardo Rosmaninho (CNP)

Sub-18 Feminino
1. Teresa Padrela (AquaCarca)
2. Patrícia Raquel (CRCQL)
3. Madalena Guerra (AquaCarca) – campeã nacional
4. Carolina Vintém (ARC)

Sub-16
1. André Rodrigues (AquaCarca)
2. Gonçalo Sousa (AquaCarca)
3. Tomás Silva (ABFM)
4. António Ferreira (AquaCarca)

Sub-14
1. Tomás Rosado (ABS)
2. António Ferreira (AquaCarca)
3. David Vedor (CRCQL)
4. Rodrigo Lopes (AquaCarca)

Sub-12
1. Rafael Cabral (ABS) – campeão nacional
2. Pedro Ferreira (AquaCarca)
3. Tomás Nunes (CRCQL)
4. Mariana Rosa (AquaCarca)
5. Ricardo Mourão (CRCQL)

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Joana Schenker vence 2ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard

A algarvia Joana Schenker venceu a 2ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard, disputada

Sul Informação

Joana Schenker vence pela 3ª vez consecutiva etapa do Nacional de Bodyboard na Caparica

A algarvia Joana Schenker (Associação Bodyboard de Sagres), atual tri campeã nacional, começou o

Sul Informação

Joana Schenker surfou dentro de quatro paredes para promover Vila do Bispo na Boot

A bodyboarder algarvia Joana Schenker surfou a maior onda indoor do mundo, a «The