Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ana cabecinhaA algarvia Ana Cabecinha, que terminou hoje em 4º lugar os 20 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, a decorrer em Pequim, declarou-se «felicíssima» com aquela que foi a sua melhor classificação de sempre.

A atleta de Pechão (Olhão) percorreu os 20 quilómetros da prova em 1:29.29 horas. A medalha de ouro foi para a chinesa chinesa Liu Hong, que é recordista mundial, com o tempo de 1:27.45 horas,

Em 2º ficou a também chinesa Lu Xiuzhi, com o mesmo tempo da vencedora, tendo a ucraniana Lyudmyla Olyanovska (1:28.13 horas) sido 3ª. Das outras portuguesas, Vera Santos foi 21ª e Inês Henriques 23ª.

No final da prova, visivelmente feliz, Ana Cabecinha, 31 anos, salientou: «Foi muito acima das minhas expectativas. Eu nunca pensei: sabia que tinha treinado bem, que tinha chegado aqui sem problemas físicos. Mas, nunca pensei no quarto lugar. Pensei sim no sexto, sétimo, oitavo».

A recordista lusa (1h27.46 horas) esteve sempre no pelotão da frente, e a meio da prova aparecia em oitavo lugar, a 40 segundos do primeiro.

Na segunda metade, Ana Cabecinha confirmou o estatuto de atleta com capacidades para lutar pela ida ao pódio, melhorando, progressivamente, até acabar a menos de um segundo da terceira classificada, a ucraniana Lyudmyla Olyanovska.

«É a tal sensação de não arriscar mais cedo. Mas estou consciente que arrisquei na altura certa. Este 4º lugar é a minha melhor classificação em Mundiais; só posso estar feliz», acrescentou a atleta algarvia.

O objetivo são agora os Jogos Olímpicos do Rio2016, que Cabecinha diz encarar agora com «outra mentalidade». «Vamos treinar melhor do que este ano para chegar aos Jogos nas melhores condições e lutar pelo melhor resultado possível. Claro: Jogos é Jogos».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Ana Cabecinha foi recebida «de forma apoteótica» no seu regresso a Pechão

A atleta Ana cabecinha foi acolhida «de forma apoteótica», no seu regresso a casa,

Sul Informação

Ana Cabecinha tenta melhorar marca pessoal no Campeonato Mundial de Marcha em Pequim

A atleta Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão (COP), campeã nacional de marcha

Sul Informação

Clube Oriental de Pechão já tem mais três atletas na alta roda internacional da marcha

Três jovens atletas do Clube Oriental de Pechão representaram as cores de Portugal no