A Astana, equipa do WorldTour oriunda do Cazaquistão, vai participar na 43ª Volta ao Algarve, entre 15 e 19 de Fevereiro, «com um bloco ambicioso e competitivo em todos os terrenos», considera a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Esta formação será capitaneada por Luis Léon Sánchez, vencedor em 2016 da etapa que terminou na Fóia, procurando, assim, «a desforra do azar que, há um ano, o fez abandonar a corrida, devido a queda no contrarrelógio, quando comandava a prova».
A Astana contará com mais dois contrarrelogistas, já que é Léon Sanchéz é um «bom corredor em exercícios individuais»: Sergei Chernetskii, atual campeão russo nesta especialidade e sétimo na geral da Algarvia em 2015, e Moreno Moser, terceiro classificado no Campeonato da Europa de Contrarrelógio.
Nas duas chegadas em alto da competição, a Astana contará com o espanhol Pello Bilbao e com o italiano Michele Scarponi. Os transalpinos Oscar Gatto e Dario Cataldo e o dinamarquês Jesper Hansen completam as escolhas desta equipa para a Volta ao Algarve.
Equipas presentes
WorldTour: Astana (CAZ), Bora-hansgrohe (GER), Cannondale-Drapac (EUA), Dimension Data (RSA), FDJ (FRA), Katusha-Alpecin (SUI), Lotto NL-Jumbo (NED), Lotto Soudal (BEL), Movistar (ESP), Quick-Step Floors (BEL), Team Sky (GBR) e Trek-Segafredo (EUA).
Continental ProfissIonal: Caja Rural-Seguros RGA (ESP), Cofidis (FRA), Gazprom-RusVelo (RUS), Manzana Postobón (COL), Roompot-Nederlandse Loterij (NED) e Wanty-Groupe Gobert (BEL)
Continental: Efapel, LA Alumínios-Metalusa, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto (POR), e Rally Cycling (EUA)
Percurso
15 de Fevereiro – 1ª Etapa: Albufeira – Lagos, 180,3 km
16 de Fevereiro – 2ª Etapa: Lagoa – Fóia (Monchique), 189,3 km
17 de Fevereiro – 3ª Etapa: Sagres – Sagres (C/R Individual), 18 km
18 de Fevereiro – 4ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 203,4 km
19 de Fevereiro – 5ª Etapa: Loulé – Malhão, 179,2 km