Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As equipas Bora-hansgrohe, UAE Team Emirates e Caja Rural-Seguros RGA escolheram corredores de primeiro plano para a 45ª Volta ao Algarve, a disputar entre 20 e 24 de Fevereiro.

Terceira classificada no ranking coletivo de 2018, a germânica Bora-hansgrohe apresenta-se na corrida portuguesa com aspirações a discutir etapas e a classificação geral.

Pascal Ackermann, campeão da Alemanha de fundo e um dos sprinters do WorldTour com mais vitórias em 2018 – nove triunfos -, é um dos candidatos a vencer a primeira e a quarta etapas, com previsível chegada em pelotão.

Maciej Bodnar, campeão da Polónia de contrarrelógio, é um nome a ter em conta na terceira etapa, um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, em Lagoa.

O tridente mais destacado da Bora-hansgrohe completa-se com o corredor da equipa que conseguiu o melhor resultado em grandes voltas na temporada de 2018: o austríaco Patrik Konrad, que foi 7º na Volta a Itália. Estão ainda convocados os alemães Andreas Schillinger, Michael Schwarzmann e Rüdiger Selig, além do luxemburguês Jean-Pierre Drucker.

Também do WorldTour, a UAE Team Emirates participa na Volta ao Algarve com uma das principais estrelas do plantel: o italiano Fabio Aru, vencedor da Volta a Espanha em 2015.

Num bloco misto de experiência e juventude, a formação árabe traz ao Algarve dois jovens com provas dadas nas chegadas ao sprint, o italiano Simone Consonni e o belga Jasper Philipsen, aos quais se juntam o bielorrusso Alexandr Riabushenko, campeão europeu de sub-23 em 2016, o croata Kristijan Đurasek e os italianos Valerio Conti e Roberto Ferrari.

Os portugueses da equipa não estarão presentes, uma vez que os gémeos Ivo e Rui Oliveira participam no Mundial de Pista, que começa três dias depois da Volta ao Algarve, e Rui Costa é desejado pelos patrocinadores do novo UAE Tour, que se inicia no dia em que termina a corrida portuguesa.

A espanhola Caja Rural-Seguros RGA, formação continental profissional, decidiu apresentar-se na Volta ao Algarve com as principais contratações para 2019. Entre os selecionados está o campeão português de fundo e de contrarrelógio Domingos Gonçalves. Ao minhoto junta-se no lote das estrelas da equipa o russo Sergei Chernetskii, corredor com vários anos de experiência no WorldTour e candidato às primeiras posições na geral, numa corrida em que conseguiu o sétimo lugar em 2015.

Nas chegadas ao sprint, a Caja Rural-Seguros RGA conta com os préstimos do italiano Matteo Malucelli, que chega em 2019 ao bloco espanhol depois de uma época em que conquistou sete vitórias e vários lugares de honra. O alinhamento completa-se com o uruguaio Mauricio Moreira e com os espanhóis Jon Aberasturi, Antonio Molina e Gonzalo Serrano.

A Volta ao Algarve é uma corrida de classe 2.HC, a mais elevada do circuito Europe Tour. Será disputada por 24 equipas, entre as quais 12 do WorldTour, o topo da modalidade.

 

Equipas:

 

WorldTour

Bora-hansgrohe, CCC Racing Team, Deceuninck-Quick Step, Groupama-FDJ, Lotto Soudal, Team Dimension Data, Team Jumbo-Visma, Team Katusha Alpecin, Team Sky, Team Sunweb, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

Continental Profissional

Caja Rural-Seguros RGA, Cofidis, W52-FC Porto e Wanty-Groupe Gobert

Continental

Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, UD Oliveirense-InOutBuild e Vito-Feirense-PNB.

 

Etapas:

20 de Fevereiro – 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km

21 de Fevereiro – 2.ª Etapa: Almodôvar – Fóia, 187,4 km

22 de Fevereiro – 3.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

23 de Fevereiro – 4.ª Etapa: Albufeira – Tavira, 198,3 km

24 de Fevereiro – 5.ª Etapa: Faro – Malhão, 173,5 km

 

Últimos Vencedores da Volta ao Algarve:

2018 – Michal Kwiatkowski (Team Sky)

2017 – Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo)

2016 – Geraint Thomas (Team Sky)

2015 – Geraint Thomas (Team Sky)

2014 – Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)

2013 – Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)

2012 – Richie Porte (Sky)

2011 – Tony Martin (HTC-Highroad)

2010 – Alberto Contador (Astana)

2009 – Alberto Contador (Astana)

sulinformacao

Também poderá gostar

TRIATLO_CICLISMO

Ciclistas percorrem Almodôvar durante este fim de semana

Prova decorre nas categorias de masters e elite
2 etapa volta ao alentejo

Vicente de Mateos repete pódio na 2ª etapa da Volta ao Alentejo

Ciclista espanhol do Louletano está em 2º na geral
de mateos

De Mateos termina 1ª etapa da Volta ao Alentejo no pódio

Segunda etapa da Volta ao Alentejo decorre esta quinta-feira, 21 de Março, numa viagem