O Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), de Lagoa, começou da melhor forma o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, que teve a primeira regata, este sábado, em Sesimbra. A equipa algarvia arrecadou quatro pódios por categoria e alcançou a segunda posição coletiva, num circuito de 16 quilómetros, com saída e chegada na praia de Sesimbra.
Os atletas Nuno Silva e Ana Bebiano venceram as suas categorias, em K1-Mar e SS-1 Vet-A – surfski monolugar –, respetivamente.
Segundo o KCCA, «Nuno Silva venceu com grande autoridade, com uma vantagem de 6 minutos e 54 segundos sobre o segundo classificado e Ana Bebiano superou a segunda classificada, por 54 segundos».
O clube destaca ainda a participação da dupla Iago Bebiano e Gonçalo Bento, segunda classificada em SS-2 Juniores – surfski bilugar –, e de Beatriz Reis, segunda classificada em SS-1 Juniores Feminino.
Belén Acuña, atual campeã nacional de Vet-A Femininos, optou por competir este ano na categoria de Seniores, terminando na 6ª posição.
Na classificação coletiva, o KCCA alcançou o 2º lugar, a apenas 7 pontos do clube vencedor, o Alhandra Sporting Clube, e com 223 pontos de vantagem sobre o Clube do Mar Costa do Sol, segundo classificado.
Os restantes atletas do KCCA alcançaram as seguintes posições: Dimas Rey foi 7º classificado na categoria SS-1 Juniores masculino, António Luís foi 8º em SS-1 Vet-A e Jorge Filipe e Orlando Silva foram ambos 9º classificados nas suas categorias, SS-1 Vet-A e SS-1 Seniores.
O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2016 é constituído por 6 regatas, que se disputam um pouco por todo o país, de Março a Outubro. A próxima etapa é no dia 9 de Abril em Lagoa, passando depois por Setúbal, em Maio, Peniche, em Junho, Esposende, em Agosto, e termina em Outubro no Funchal.
A etapa de Lagoa tem um percurso de 14 quilómetros, da Praia Grande de Ferragudo para a da Senhora da Rocha, e é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lagoa e do KCCA.