A campeã nacional Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) foi este domingo a segunda classificada, na na Maratona de Mêda, segunda corrida pontuável para o troféu de regularidade de maratonas BTT, a Taça de Portugal de XCM Sport Zone.
No setor feminino, a vencedora foi a estoniana Maaris Meier, que gastou 3h28m58s para completar os 72 quilómetros da prova das senhoras. Celina Carpinteiro terminou a 4m57s da estoniana.
Outra corredora oriunda da Estónia, Marju Kivi (Liveplace by Palegessus/Bicicletas Santiago), foi a terceira classificada, a 6m54s da compatriota. Na geral, Maaris Meier soma duas vitórias em duas corridas, comandando a classificação absoluta feminina e a tabela de elite.
Maaris Meier e Tiago Ferreira (em masculinos), que já comandavam a classificação geral da Taça de Portugal de XCM Sport Zone, reforçaram aliás as respetivas lideranças, impondo-se, como autoridade, na Maratona de Mêda.
O corredor viseense precisou de 3h44m36s para cobrir os 91 quilómetros do percurso, numa enorme demonstração de superioridade que deixou o segundo classificado, David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas), a 9m22s.
Davide Marques (Haibike/Soniturismo/Bike World) fechou o pódio, a 14m41s do vencedor. Com este resultado, Tiago Ferreira reforçou a liderança absoluta masculina e também na categoria de elite. O pódio valeu a Davide Marques a consolidação do primeiro lugar entre os masters 30.
Entre os veteranos, além do triunfo de Davide Marques em masters 30, Mêda assistiu à vitória de João Teixeira (Pedal Sempre/Movenitícias/Cortec) em masters 40, um resultado insuficiente para desalojar José Rosa (Ser e Parecer Team) do topo da geral nesta categoria. Em masters 50 impôs-se Carlos Correia (BTT Loulé/BPI), que cimentou a liderança.
Filipa Fernandes (BTT Seia) bateu as rivais em masters femininas, mas a liderança nesta categoria passou a pertencer a Ana Carvalho (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas).
A Maratona de Mêda também contou para a classificação da Taça de Portugal de XCM de paraciclismo. Fábio Inácio (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) não deu hipóteses à concorrência na classe D (atletas surdos), reforçando o primeiro posto da geral.
Na classe C (atletas amputados), o vencedor foi Pedro Garcia (CSRD Ota/Carb Boom/Anipura), que também aproveitou para solidificar o primeiro posto.
A melhor equipa em Mêda foi a Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas, que assumiu a liderança da geral colectiva.
A terceira maratona pontuável para a Taça de Portugal irá disputar-se no dia 28 de abril, em Alte, no Algarve.