Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) e Tiago Ferreira (Bicicletas Esteve) sagraram-se hoje campeões nacionais de maratonas BTT (XCM), na categoria de elite, impondo-se com autoridade nas respetivas provas, integradas no programa da Maratona de Aveiro.
A prova feminina assistiu à revalidação do título de campeã nacional por parte de Celina Carpinteiro, que também triunfou com margem folgada.
A algarvia chegou ao final dos 86 quilómetros com 3h49m29s, deixando Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Madeivouga) a 5m07s e Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) a 8m31s, na segunda e na terceira posições, respetivamente.
Na prova masculina, depois do recente sexto lugar no Campeonato do Mundo de XCM, Tiago Ferreira partia para esta prova como favorito e não desiludiu.
O corredor viseense revelou-se mais forte do que toda a concorrência, cumprindo os 110 quilómetros da corrida em 4h21m51s.
O segundo classificado foi David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas), que gastou mais 5m08s do que o vencedor. Davide Machado (BTT Seia) fechou o pódio, a 11m07s de Tiago Ferreira.
Nuno Inácio (Haibike/Soniturismo/Bike World) impôs-se entre os masters 30, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) foi o melhor master 40, Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) desfeiteou os restantes masters 50 e Filipa Fernandes (BTT Seia) conquistou o título de masters femininas.
A Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas foi a melhor equipa da competição, enquanto o BTT Seia conseguiu o título de melhor coletivo master.