Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) e David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech) sagraram-se hoje campeões nacionais de maratonas BTT na categoria de elite, impondo-se nas respetivas provas, disputadas em Viana do Castelo.
A algarvia Celina Carpinteiro, que, há uma semana, conquistou o título nacional de fundo em estrada, foi a mais forte na maratona feminina de 80 quilómetros, realizada neste domingo. A corredora algarvia chegou, assim, ao terceiro título consecutivo de maratonas BTT.
Celina Carpinteiro completou o percurso em 4h44m33s, deixando a segunda classificada, Vanessa Fernandes (20 km de Almeirim), a 3m08s. A terceira foi Mónica Magro (Saertex Portugal/Edaetech), a 4m42s.
A correr em casa, o minhoto David Vaz não deixou os seus créditos por pedais alheios e cortou a meta, depois de percorridos 100 quilómetros, com 5h01m31s.
Triunfou com uma confortável margem de 3m01s sobre o adversário mais direto, David Machado (BTT Seia). José Rodrigues (UCVNF/Soniturismo/Bike World) encerrou o pódio masculino absoluto, a 3m23s do novo campeão.
A prova masculina ficou marcada por enganos de percurso que provocaram resultados surpreendentes, tendo em conta a forma como a corrida estava a desenrolar-se.
Os campeões nas categorias de veteranos foram José Silva, em masters 30, José Rosa (Ser e Parecer Bike Team), em masters 40, Carlos Lima (EDV-VEB/Vianacycles), em masters 50/60, e Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb).
Por equipas, ganhou a Saertex Portugal/Edaetech, enquanto na classificação coletiva de masters se impôs o BTT Loulé/BPI.