Banco BIC-Carmim, de Tavira, Louletano-Dunas Douradas, de Loulé, e Clube Xelb, de Silves, são as três equipas algarvias que participam no próximo domingo, 16 de fevereiro, na Prova de Abertura – Troféu Cidade de Anadia, que pela primeira vez se disputada nesta cidade do Centro do país.
A prova, num total de 147 quilómetros, marca a abertura da temporada de ciclismo de estrada.
A competição inicia-se às 13h00, frente à Junta de Freguesia de Sangalhos, prevendo-se que termine cerca das 16h30, no Monte Crasto, Anadia, à segunda passagem pela meta (a primeira está prevista para as 16h00).
A meta está colocada no alto de uma rampa com poucas centenas de metros, mas muito íngreme, que poderá afastar da discussão alguns sprinters, mesmo no caso de uma chegada em pelotão. Será elaborada uma classificação absoluta e outra de sub-23.
O pelotão será composto pelas seis equipas continentais portuguesas – Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular – e pelos cinco conjuntos de clube nacionais, Anicolor, CC José Maria Nicolau, Clube Xelb, Liberty Seguros/Feira/KTM e UC Maia/Bicicletas Andrade.
A Prova de Abertura – Troféu Cidade de Anadia será um teste à condição dos corredores das equipas continentais, pois disputa-se três dias antes do arranque da 40ª Volta ao Algarve, que vai decorrer de 19 a 23 deste mês.