O 2º lugar de Celina Carpinteiro na prova feminina, bem como as vitórias de Carlos Correia (Master 60) e Elisete Sousa (Veteranas) nas suas catergorias, levaram a equipa algarvia do BTT Loulé/BPI a brilhar em mais uma prova, a terceira, da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone, disputada este domingo em Estremoz.
Rúben Almeida (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) e Ana Antunes (Sapor Cycling Team) impuseram-se hoje na Maratona de Estremoz.
A corrida masculina, de 100 quilómetros, assistiu a um empolgante duelo entre Rúben Almeida e Nuno Inácio (UCVNF/Soniturismo/Bike World), que se decidiu apenas sobre a linha de meta, com Rúben Almeida a levar a melhor, com um segundo de vantagem sobre o adversário. A concorrência ficou a larga distância, sendo Renato Flórido (BTT Seia), o terceiro classificado, a 13m07s.
A prestação na primeira maratona alentejana pontuável para a Taça de Portugal de XCM permitiu a Rúben Almeida o reforço da liderança na classificação geral absoluta e na tabela de elite. O segundo lugar absoluto de Nuno Inácio deu-lhe a liderança isolada na geral de masters 30.
Ana Antunes dominou por completo os 80 quilómetros da prova feminina, relegando Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) para o segundo posto, a 3m40s. Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Blackjack) foi a terceira classificada, a 3m46s, e manteve, assim, a primeira posição na geral do troféu.
João Teixeira (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) ganhou a prova de masters 40, mas bastou a José Rosa (Ser e Parecer Team) o quarto lugar para seguir no comando da Taça. Carlos Lima (EDV-VEB-Vianacycles) foi o mais forte em masters 50, isolando-se na frente da geral desta categoria.
Carlos Correia (BTT Loulé/BPI) foi o único master 60 em pista, não tendo oposição na Taça. Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) ainda não conhece outro resultado que não a vitória entre as veteranas. O BTT Seia ganhou por equipas, cimentando a liderança coletiva.
A Maratona de Estremoz contou também com provas de paraciclismo, coroando Ricardo Gomes (UCVNF/Soniturismo/Bike World) em classe D, Pedro Garcia (Anipura/Oxi Nutrition/Blackjack) em C5 e José Castanheira (UD Lorvanense/Liderbike) em C4.