Paulo Gonçalves (Husqvarna) foi esta sexta-feira o melhor motard português, ao terminar a 12ª etapa do Dakar 2012 na 5ª posição, seguido de Ruben Faria (KTM), em 6º, e de Helder Rodrigues (Yamaha) em 7º.
A etapa começou e acabou com muita areia e dunas complicadas, o que obrigou os pilotos a manterem um ritmo constante para não arriscarem ficar atolados e perderem tempo precioso para uma boa classificação final.
Ruben Faria rapidamente se juntou ao grupo da frente, onde se manteve até ao final, garantindo mais um excelente 6º lugar e mantendo assim o 12º lugar na Geral.
“A etapa de hoje era simplesmente espetacular, não só pelas paisagens mas também pelo tipo de terreno. Comecei a atacar de início para me juntar aos primeiros, mas sempre com uma atenção redobrada na navegação, pois não podia perder-me nesta etapa devido a ser curta e depois não ter tempo de recuperar. Amanhã ainda vou tentar um esforço final, sem arriscar muito, para chegar ao Top Ten”.
A etapa, corrida entre Arequipa e Nazca, no Peru, foi ganha pelo espanhol Marc Coma. Aliás, a especial de hoje foi ganha por uma verdadeira armada espanhola: a seguir a Coma, classificou-se Joan Barreda Bort (2º) e Jordi Viladoms (3º).
O francês Cyril Despres, que foi 4º, acabou por perder a liderança da prova para o seu rival Coma, de quem agora o separam 1min35seg na classificação geral.
Mantendo uma grande regularidade, Helder Rodrigues mantém-se firme no 3º posto da geral e já vai sonhando com o pódio final de domingo, em Lima.
Por seu lado, Ruben Faria manteve o 12º lugar da geral, enquanto Paulo Gonçalves subiu uma posição, para 29º.
Bianchi Prata (Husqvarna) terminou o dia em 45º, a mesma classificação que ocupa na geral.
Este sábado, dia 14, disputa-se a 13ª etapa, a penúltima da edição 2012 do rali Dakar. A tirada vai ligar Nazca a Pisco, com uma especial de 276 quilómetros e ligações de 76 quilómetros.
Esta será uma etapa marcada pelas dunas majestosas, que irão assegurar o suspense sobre quem serão os vencedores mesmo até ao fim.
Os pilotos terão de negociar zonas de dunas sucessivas, evitando os vales que parecem iguais uns aos outros e lutar contra a fadiga acumulada ao longo dos milhares de quilómetros percorridos, agora que se está tão perto da linha de meta, no domingo, em Lima, a capital do Peru.
Classificação 12ª Etapa 1º Coma KTM 02:24:38 2º Barreda Bort Husqvarna 02:27:21 3º Viladoms KTM 02:27:48 (...) 6º Ruben Faria KTM 02:31:43 Classificação geral após a 12ª Etapa 1º Coma KTM 15:38:16 2º Despres KTM 15:39:51 3º Rodrigues Yamaha 16:52:05 (...) 12º Ruben Faria KTM 19:25:42 29º Paulo Gonçaves Husqvarna 45º Bianchi Prata Husqvarna