Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Paulo Gonçalves (Husqvarna) foi esta sexta-feira o melhor motard português, ao terminar a 12ª etapa do Dakar 2012 na 5ª posição, seguido de Ruben Faria (KTM), em 6º, e de Helder Rodrigues (Yamaha) em 7º.

A etapa começou e acabou com muita areia e dunas complicadas, o que obrigou os pilotos a manterem um ritmo constante para não arriscarem ficar atolados e perderem tempo precioso para uma boa classificação final.
Ruben Faria rapidamente se juntou ao grupo da frente, onde se manteve até ao final, garantindo mais um excelente 6º lugar e mantendo assim o 12º lugar na Geral.

“A etapa de hoje era simplesmente espetacular, não só pelas paisagens mas também pelo tipo de terreno. Comecei a atacar de início para me juntar aos primeiros, mas sempre com uma atenção redobrada na navegação, pois não podia perder-me nesta etapa devido a ser curta e depois não ter tempo de recuperar. Amanhã ainda vou tentar um esforço final, sem arriscar muito, para chegar ao Top Ten”.

A etapa, corrida entre Arequipa e Nazca, no Peru, foi ganha pelo espanhol Marc Coma. Aliás, a especial de hoje foi ganha por uma verdadeira armada espanhola: a seguir a Coma, classificou-se Joan Barreda Bort (2º) e Jordi Viladoms (3º).

O francês Cyril Despres, que foi 4º, acabou por perder a liderança da prova para o seu rival Coma, de quem agora o separam 1min35seg na classificação geral.

Mantendo uma grande regularidade, Helder Rodrigues mantém-se firme no 3º posto da geral e já vai sonhando com o pódio final de domingo, em Lima.

Por seu lado, Ruben Faria manteve o 12º lugar da geral, enquanto Paulo Gonçalves subiu uma posição, para 29º.

Bianchi Prata (Husqvarna) terminou o dia em 45º, a mesma classificação que ocupa na geral.

Este sábado, dia 14, disputa-se a 13ª etapa, a penúltima da edição 2012 do rali Dakar. A tirada vai ligar Nazca a Pisco, com uma especial de 276 quilómetros e ligações de 76 quilómetros.

Esta será uma etapa marcada pelas dunas majestosas, que irão assegurar o suspense sobre quem serão os vencedores mesmo até ao fim.

Os pilotos terão de negociar zonas de dunas sucessivas, evitando os vales que parecem iguais uns aos outros e lutar contra a fadiga acumulada ao longo dos milhares de quilómetros percorridos, agora que se está tão perto da linha de meta, no domingo, em Lima, a capital do Peru.

Classificação 12ª Etapa
 1º Coma KTM 02:24:38
 2º Barreda Bort Husqvarna 02:27:21
 3º Viladoms KTM 02:27:48
 (...)
 6º Ruben Faria KTM 02:31:43
 
 Classificação geral após a 12ª Etapa
 1º Coma KTM 15:38:16
 2º Despres KTM 15:39:51
 3º Rodrigues Yamaha 16:52:05
 (...)
 12º Ruben Faria KTM 19:25:42
 29º Paulo Gonçaves Husqvarna
 45º Bianchi Prata Husqvarna
sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Ruben Faria estreia-se em nova modalidade no Raid TT de Góis

O piloto Ruben Faria, que começa 2017 com mais responsabilidades dentro da estrutura da

Sul Informação

Azinhais da Albufeira Racing Team fez 7º lugar na 10ª etapa da Africa Eco Race

Alexandre Azinhais, piloto da Albufeira Racing Team, terminou a 10ª etapa da Africa Eco

Sul Informação

Alexandre Azinhais da Albufeira Racing Team abandonou a Africa Eco Race

O piloto Alexandre Azinhais, da Albufeira Racing Team, abandonou esta manhã, à partida para