Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A 11ª etapa do rali de todo-o-terreno Dakar 2012, que se disputou esta quinta-feira, não correu nada bem para os motards portugueses. Helder Rodrigues (Yamaha) foi penalizado e embora tenha conseguido manter o 3º lugar da geral, diminuiu a vantagem de que dispunha para o 4º classificado.

Paulo Gonçalves (Husqvarna), por seu lado, foi penalizado em seis horas, devido a uma situação que até nem teve a ver com a etapa de hoje, enquanto Ruben Faria (KTM) se perdeu no início da especial, por erro de navegação, e gastou muito tempo.

O castigo aplicado a Gonçalves não se aplica ao sucedido na etapa de hoje, mas sim naquela em que ficou atolado na lama e até ajudou Despres a sair de lá.

É que, alegadamente, o piloto português foi rebocado para sair, o que não é permitido. Após terem recebido denúncias sobre o sucedido, os juízes do Dakar 2012 aplicaram a severa penalização a Paulo Gonçalves, que assim caiu do 7º lugar para 30º.

Esta penalização acabou com as esperanças de um bom posicionamento para o motard português, agora que apenas faltam três dias para o fim do rali, em Lima.

O algarvio Ruben Faria, por seu lado, perdeu-se logo no início da etapa, perto do km 20, e seguiu por uma pista para nordeste, em vez de oeste, como devia. Acabou por perder 35 minutos devido a este erro de navegação, no mesmo ponto em que outros competidores se perderam, nomeadamente Tomas Maffei, piloto argentino dos quads.

“Hoje era uma etapa onde não poderia arriscar nada, pois tratava-se de uma etapa maratona e já sabíamos que não teríamos assistência no final. Perdi-me na fase inicial e depois, ao atravessar um rio, atrasei-me um pouco mais. A partir daí foi rolar nas calmas até final e não desgastar a mecânica da moto, principalmente o pneu traseiro, pois o Cyril poderia vir a necessitar dele”, disse o piloto algarvio.

Com este atraso, Ruben terminou a etapa em 38º, mas conseguiu ainda assim manter a 12ª posição da classificação geral.

O outro português em prova, Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), foi hoje 40º na tirada e subiu quatro lugares na geral, para 43º.

A especial Arica-Arequipa, de 478 quilómetros, dividida em dois setores, foi ganha pelo francês Cyril Despres (KTM), companheiro de equipa de Ruben, que assim reforçou a sua liderança.

Despres foi seguido de dois espanhóis, Farres Guell (a 1.39 minutos) e Marc Coma (a 2.01), ambos em KTM.

A etapa desta sexta-feira, a 12ª, liga Arequipa a Nazca e será uma especial de 245 quilómetros, com cerca de difíceis 20 quilómetros de dunas contínuas.

“Hoje era uma etapa onde não poderia arriscar nada pois tratava-se de uma etapa maratona e já sabiamos que não teríamos assistência no final. Perdi-me na fase inicial e depois ao atravessar um rio atrasei-me um pouco mais. A partir dai foi rolar nas calmas até final e não desgastar a mecânica da moto, principalmente o pneu traseiro pois o Cyril poderia vir a necessitar dele.”
sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Ruben Faria estreia-se em nova modalidade no Raid TT de Góis

O piloto Ruben Faria, que começa 2017 com mais responsabilidades dentro da estrutura da

Sul Informação

Azinhais da Albufeira Racing Team fez 7º lugar na 10ª etapa da Africa Eco Race

Alexandre Azinhais, piloto da Albufeira Racing Team, terminou a 10ª etapa da Africa Eco

Sul Informação

Alexandre Azinhais da Albufeira Racing Team abandonou a Africa Eco Race

O piloto Alexandre Azinhais, da Albufeira Racing Team, abandonou esta manhã, à partida para