O piloto português Ricardo Leal dos Santos (Mini) terminou hoje a 9ª etapa do rali todo-o-terreno Dakar 2012 em 5º lugar, logo após os quatro automóveis dos líderes da prova.
Na etapa desta terça-feira, a mais longa de todas, ligando Antofagasta e Iquique, Leal dos Santos acabou 15min23seg depois do vencedor do dia, o norte-americano Robby Gordon (Hummer).
O francês Stephane Peterhansel (Mini) conseguiu o 2º posto na tirada, com mais 1min38seg que Gordon, tendo o espanhol Nani Roma e o polaco Hollowczyc terminado a etapa em 3º e 4º lugares, respetivamente. Giniel de Villiers, ao volante do Toyota Hilux, foi 6º.
Com o seu Great Wall preparado pela SMG, o também português Carlos Sousa terminou em 7º, com mais 22min36seg.
Depois da sua 2ª posição de hoje, Peterhansel conseguiu manter o comando da classificação geral, seguido por Gordon, Holowczyc e Roma.
Dos portugueses, o melhor classificado da Geral é Carlos Sousa, que subiu para 7º, seguido de Leal dos Santos, que trepou duas posições para 12º.
Entretanto, o qatari Nasser Al-Attiyah, vencedor da prova em 2011 num Volkswagen e que defendia o título este ano num Hummer, foi forçado a abandonar nesta difícil 9ª etapa devido a problemas mecânicos.