O piloto Ricardo Leal dos Santos (Mini) voltou esta sexta-feira a ser o melhor português na etapa, ao terminar a 12ª tirada na 9ª posição, logo seguido por Carlos Sousa (10º, Great Wall).
Na classificação geral, a ordem dos dois pilotos lusos é inversa, com Sousa, que hoje desceu uma posição, em 8º, e Leal dos Santos em 9º.
A etapa entre Arequipa e Nazca, no Peru, foi ganha pelo americano Robby Gordon (Hummer), que fez uma prova perfeita nas dunas, conseguindo assim quebrar a hegemonia dos Minis. Menos sorte teve o francês Stephane Peterhansel, comandante da frota Mini, que ficou atascada nas dunas e perdeu bastante tempo, assim como o seu companheiro de equipa, o espanhol Juan “Nanni” Roma.
Peterhansel terminou a etapa na 7ª posição, mas, graças à sua grande vantagem sobre o 2º (Roma), manteve a liderança da classificação geral.
Este sábado, dia 14, disputa-se a 13ª etapa, a penúltima da edição 2012 do rali Dakar. A tirada vai ligar Nazca a Pisco, com uma curta especial de 276 quilómetros e ligações de 76 quilómetros.
Esta será uma etapa marcada pelas dunas majestosas, que irão assegurar o suspense sobre quem serão os vencedores mesmo até ao fim.
Os pilotos terão de negociar zonas de dunas sucessivas, evitando os vales que parecem iguais uns aos outros e lutar contra a fadiga acumulada ao longo dos milhares de quilómetros percorridos, agora que se está tão perto da linha de meta, no domingo, em Lima, a capital do Peru.