O Estádio Municipal de Vila Real de Santo António vai ser palco de um dérbi regional este domingo. Mais do que o embate entre equipas do Sotavento algarvio a militar na Série H do Campeonato de Portugal Prio, esta partida tem outros motivos de interesse.
É que ambas mudaram recentemente a equipa técnica, com a curiosidade do treinador Ivo Soares ter saído do comando do Louletano para liderar precisamente a equipa de Vila Real de Santo António.
O Lusitano de Vila Real de Santo António e o Louletano enfrentam-se com objetivos distintos. Enquanto a equipa da cidade do Guadiana se classifica em 4º lugar, com 20 pontos, a apenas três pontos de distância para o líder Cova da Piedade, o Louletano procura fugir ao fundo da tabela. Com 12 pontos conquistados, a equipa de Loulé espera dar seguimento ao resultado positivo conquistado na jornada passada, onde venceu por 2-0 o Almancilense.
Esta partida tem o aliciante de Ivo Soares reencontrar a sua antiga equipa, o Lusitano de Vila Real de Santo António.
O ex-guarda-redes do Farense durante o período em que a equipa foi liderada por Paco Fortes, iniciou a sua quinta etapa como treinador em Loulé, depois de ter passado por Farense e Sambrasense.
Para o seu lugar em Vila Real de Santo António entrou António Lima Pereira, irmão do internacional com o mesmo nome que se destacou ao serviço do FC Porto, que, enquanto futebolista, teve passagens pelo Felgueiras, Varzim e Rio Ave.
Analisando o histórico das partidas entre as duas equipas, em 13 jogos, disputadas em competições como a II Liga, II Divisão, III Divisão, Supertaça do Algarve e Campeonato de Portugal Prio, o balanço é mais favorável ao Louletano, com sete vitórias. O Lusitano venceu por duas vezes e o empate foi o resultado final em quatro ocasiões.
A maior vitória para a equipa de Loulé aconteceu na época passada do Campeonato de Portugal Prio (então Campeonato Nacional de Seniores), com a vitória fora por 4-0.
Para além da vitória na 1ª volta do campeonato na presente época, por 1-0, a outra vitória do Lusitano sobre o Louletano remonta à época de 1990/91, pela margem mínima, por 1-0.
Outros destaques da jornada 14
Série A
Bragança e Prozis/Vilaverdense têm mais um importante teste nesta jornada, na luta pela liderança da classificação, onde se encontram em igualdade pontual (26 pontos).
O Bragança joga fora frente ao Camacha, enquanto o Prozis/Vilaverdense recebe o Minas de Argozelo.
Série B
Fafe, Vizela e Oliveirense ocupam os lugares do pódio nesta série, com 29, 27 e 24 pontos, respetivamente.
O Fafe procura defender a liderança em casa frente ao Felgueiras, enquanto o Vizela vai até à Póvoa de Varzim.
O Oliveirense procura chegar mais à frente na tabela com um resultado positivo em casa frente ao Trofense.
Série C
Com uma vantagem de seis pontos em relação ao 2.º e 3.º classificados, o Gondomar tem este domingo um importante teste frente ao Salgueiros 08, que se encontra em 3.º lugar, em igualdade pontual com o Cinfães, mas com menos uma partida disputada.
O Cinfães pode beneficiar do resultado deste jogo, tendo para isso de ser eficaz no jogo fora com o Vila Real.
Série D
Com o Estarreja a liderar com 29 pontos, as atenções nesta série focam-se sobretudo na disputa pelo 2.º lugar da tabela, que dará acesso à fase de subida, que conta com três equipas empatadas com 20 pontos.
Lusitano de Vildemoinhos recebe o Mortágua, o Anadia recebe o Gafanha e o Bustelo recebe o Lusitânia de Lourosa.
Série E
Angrense e Praiense disputam entre si a liderança na série, havendo apenas um ponto a separar as duas equipas.
O Oliveira do Hospital classifica-se em 3.º lugar, com 20 pontos, e pode ter um papel na definição da liderança da classificação este domingo, ao receber em casa o Praiense.
Por seu turno, o Angrense recebe o Tourizense.
Série F
A União de Leiria recebe este domingo o Crato com o objetivo de reforçar a vantagem na classificação, que lidera com 33 pontos.
O Caldas recebe a Naval, numa partida que poderá ser crucial para encurtar a diferença para o líder.
Série G
Numa das séries mais equilibradas e competitivas do Campeonato de Portugal Prio, com constantes mudanças na liderança, Casa Pia, Atlético da Malveira, Sintrense e Real estão separados pela margem mínima e procuram chegar ao topo da tabela.
O Casa Pia desloca-se a Loures, o Atlético da Malveira joga fora com o 1.º de Dezembro, o Sintrense recebe o Eléctrico e o Real recebe em casa o Coruchense.
Série H
Para além do dérbi algarvio, as atenções focam-se na luta pela frente da classificação, onde o Cova da Piedade (23 pontos) lidera com um ponto de vantagem sobre o Atlético de Reguengos (22 pontos).
O Moura, que está em 3.º lugar, com 20 pontos, pode ter uma palavra a dizer esta jornada ao receber em casa o líder.
O Atlético de Reguengos recebe o Barreirense.
Sobre o Campeonato de Portugal
O Campeonato de Portugal Prio tem 1515 jogadores inscritos, dos quais 87 por cento são portugueses, 112 representam ou já representaram as seleções nacionais e a média de idades está entre os 24 e os 25 anos.
A prova vem substituir o Campeonato Nacional de Seniores e pretende contribuir para a concretização de uma das grandes bandeiras da Federação Portuguesa de Futebol: dar mais visibilidade e desenvolver o futebol não-profissional em Portugal.