Vila Real de Santo António vai ser o ponto de partida das competições de triatlo em solo nacional, nos dias 11 e 12 de Março, com a realização da primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes. É esperada a presença de mais de mil atletas nesta prova.
No sábado, 11 de Março, às 14h15, será dado o arranque da maior competição coletiva da modalidade em Portugal. Com duas partidas distintas, para homens e mulheres, o Campeonato Nacional de Clubes será disputado no formato sprint.
Todos os triatletas que alinharem na praia de Monte Gordo terão de percorrer 750 metros a nado, seguidos de 21,9 quilómetros de bicicleta e cinco quilómetros em corrida.
Segundo a Câmara de VRSA, «os percursos planos e tecnicamente pouco exigentes que caracterizam a prova ajudam a antever uma competição que se produzirá de forma rápida e intensa, com a liderança do campeonato em jogo e garantida para os primeiros a cortar a meta».
No mesmo dia, será realizada uma Prova Aberta. Esta competição, disputada no formato de duatlo, «constitui uma excelente oportunidade para quem procura uma primeira experiência na modalidade», diz a autarquia vila-realense.
Todos os inscritos serão desafiados ao longo de dois quilómetros de corrida, 8 quilómetros de ciclismo e um quilómetro de corrida final.
O último dia deste fim de semana competitivo, domingo, é reservado aos mais novos, em mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem, disputada em duatlo.
O Triatlo de Vila Real de Santo António é organizado pela Câmara Municipal Vila Real de Santo António e pela Federação de Triatlo de Portugal.