O Farense acabou de garantir a subida à II Liga de futebol, apesar de ter empatado 1-1 com o Vilafranquense, em jogo disputado este domingo, 27 de Maio, em Vila Franca de Xira.
Para esta segunda mão das meias finais do play-off de subida, o Farense partiu com uma vantagem de três golos, alcançada no primeiro jogo, que não deixou escapar.
O Vilafranquense, a jogar em casa, precisava de inverter o resultado, mas a verdade é que a primeira parte foi equilibrada, com a equipa do Farense a saber que tinha uma preciosa vantagem para gerir.
Já a segunda parte começou com oportunidades para ambos os lados.
A turma de Faro teve mesmo um golo anulado, aos 55 minutos, ao avançado Irobiso, por fora de jogo.
Após algumas oportunidades para ambas as equipas, foi o Farense quem abriu o marcador, aos 69 minutos, por intermédio de Nuno Borges, sentenciando praticamente a eliminatória a favor dos algarvios.
O melhor que o Vilafranquense conseguiu foi empatar a partida, aos 78 minutos. David, de penalti, não falhou perante o guarda-redes Miguel Carvalho.
Depois de ter descido ao Campeonato de Portugal em 2015/2016, o Farense está de volta à II Liga e aos campeonatos profissionais.
Agora, os comandados de Rui Duarte vão disputar a final deste play-off, frente ao Mafra, a 10 de Junho, no Estádio do Jamor.
Na próxima época, a equipa de Faro vai ser a única representante do Algarve no segundo escalão do futebol português.