O norueguês Jensen August garantiu a camisola amarela, na primeira etapa do Grande Prémio Liberty Seguros, que está a decorrer no Algarve. O ciclista da Team Coop-Oster Hus foi o mais rápido na Clássica do Restaurante Alpendre, marcada pelo ritmo e velocidade elevados.
A etapa terminou com um sprint rápido, no qual Jensen August triunfou com à vontade, batendo o francês Pierre Moncorgé (Bliz-Merida) e o espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), segundo e terceiro, respetivamente. Entre os algarvios, também Jesús Ezquerra e David de la Fuente, do Sporting Tavira, se destacaram, o primeiro ao ficar em 5º e o segundo ao liderar a classificação de trepadores e a acabar em 7º.
A etapa de 152,4 quilómetros também foi marcada por uma queda coletiva, que obrigou a levar seis ciclistas para o Hospital de Faro. Ainda assim, a prova acabou por continuar, depois de um período de neutralização.
«Estou muito feliz com esta vitória, conseguida numa etapa muito rápida e muito nervosa, devido à queda e às interrupções. A fase final foi muito boa e pude ganhar. Temos uma equipa de qualidade e tudo faremos para que esta camisola continue em nosso poder», afirmou o atual dono da Camisola Amarela Liberty Seguros, momentos antes de subir ao pódio, onde recebeu o prémio de melhor da etapa das mãos de Brian Cookson, presidente da União Ciclista Internacional (UCI), que estava entre os espetadores.
A etapa de ontem foi marcada por uma queda coletiva, com cerca de 50 quilómetros percorridos e envolvendo dezenas de corredores, «levando a que, por questões de segurança, a prova estivesse parada 38 minutos, enquanto os serviços clínicos assistiam os corredores acidentados e as ambulâncias transportavam os seis ciclistas com casos mais graves para o Hospital de Faro», contou a Federação Portuguesa de Ciclismo.
«Mais tarde, a ambulância que restou em prova também teve de seguir para o estabelecimento de saúde, fazendo com que o pelotão seguisse em ritmo neutralizado, durante dez quilómetros, até que nova viatura médica integrasse a caravana», segundo os organizadores da prova.
Desta forma, dos 152,4 quilómetros desenhados para esta clássica do Restaurante Alpendre, foram percorridos em competição 141,3 mil metros.
«As vicissitudes da corrida não impediram uma jornada muito bem disputada, com velocidade de ponta e trabalho tático por parte de várias equipas. Neste aspeto destacaram-se o Sporting-Tavira, que levou David de la Fuente à liderança da classificação dos trepadores, a Efapel, que colocou Rafael Silva como melhor português na geral, no terceiro lugar, mercê das bonificações, e a Axeon-Hagens-Berman que, também através das bonificações, deixou Rúben Guerreiro na posição de melhor jovem», acrescentou a FPC.
O Grande Prémio Liberty Seguros é uma competição que integra o programa Cyclin’Portugal, iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo para divulgar o país como local privilegiado para a prática de ciclismo. Ainda no âmbito do Cyclin’Portugal, realiza-se em Loulé, neste fim de semana, o congresso anual da União Europeia de Ciclismo (UEC), que trouxe ao Algarve o presidente da UCI, Brian Cookson, o presidente da UEC, David Lappartient, assim como dirigentes de topo de ambas as estruturas e das cerca de 50 federações europeias de ciclismo.
Classificações:
1.ª Etapa: Vila Nova de Cacela – Vila Nova de Cacela, 141,3 km
Etapa:
1.º Jensen August (Team Coop-Oster Hus), 3h00m33s (Média: 46,957 km/h)
2.º Pierre Moncorgé (Bliz-Merida),mt
3.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), mt
4.º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), mt
5.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), mt
6.º Andreas Sandnes Olsen (Team Coop-Oster Hust), mt
7.º Rafael Silva (Efapel), mt
8.º David de la Fuente (Sporting-Tavira), mt
9.º Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO), mt
10.º Daniel Mestre (Efapel)
Geral Individual:
1.º Jensen August (Team Coop-Oster Hus), 3h00m23s
2.º Pierre Moncorgé (Bliz-Merida), a 4s
3.º Rafael Silva (Efapel), mt
4.º Daniel Mestre (Efapel), a 5s
5.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 6s
6.º Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman), a 7s
7.º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), a 8s
8.º Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO), a 9s
9.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), a 10s
10.º Andreas Sandnes Olsen (Team Coop-Oster Hust), mt