O Portimonense enfrenta esta sexta-feira o Benfica em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal e o treinador dos alvinegros não atira a toalha ao chão antes de a bola começar a rolar no relvado do Estádio Municipal de Portimão.
Na conferência de imprensa de antevisão da partida, realizada este fim de tarde, João Bastos afirmou que, antes de começar o jogo e ser conhecido o desenrolar da partida, o Portimonense tem 100 por cento de hipóteses de vencer a equipa líder do principal campeonato português, até porque, com a ajuda do público presente, que o técnico alvinegro considera «decisivo», serão 12 contra 11 dentro das quatro linhas.
«Sabemos que os jogos da Taça são diferentes. O Benfica tem obrigação de vencer, tem uma boa equipa, com bons jogadores e bem orientada, mas é uma equipa que pode ter dias menos bons, porque essa é uma coisa que pode a acontecer a equipas que estão envolvidas em várias competições como é o caso», afirmou João Bastos.
O técnico da equipa algarvia, que reiterou a importância de receber o Benfica com casa cheia, assume que jogar contra os encarnados é um factor que dá uma motivação extra mas nem por isso a semana de trabalho foi diferente.
«Por jogarmos contra uma equipa que é líder da Primeira Liga, a motivação é acrescida, mas foi uma semana tranquila. Os jogadores sabem o que este jogo tem de aliciante, mas o mais importante para nós é consolidarmos os nossos processos, e nada foi alterado por irmos jogar contra o Benfica», explicou.
Tem sido noticiada a possibilidade de Jorge Jesus, treinador da equipa encarnada, fazer algumas poupanças de jogadores no embate com o Portimonense mas, para João Bastos, essa até pode não ser uma vantagem para a equipa que treina: «Não será benéfico. Todos os jogadores que estão no plantel do Benfica têm qualidade, sai um, entra outro, e a qualidade mantém-se. Até porque alguns jogadores menos utilizados vão querer mostrar serviço. Mas acreditamos que, por estar envolvido em várias competições, o Benfica pode ter um dia menos positivo numa delas, e esperamos que esse dia possa ser sexta-feira».
Também Ricardo Pessoa, capitão do Portimonense, acredita que na sexta-feira pode haver uma surpresa em Portimão, apesar de assumir maior favoritismo da equipa primodivisionária. «O Benfica é favorito, mas com humildade vamos procurar contrariar isso ao máximo».
O lateral-direito, que esteve para sair do clube no início da época, mas acabou por permanecer na equipa algarvia, congratulou-se também com a oportunidade de defrontar os vice-campeões nacionais. «É especial jogar contra um grande, sabíamos que este ano, na Segunda Liga, tínhamos poucas hipóteses de acontecer. Calhou-nos esta surpresa e é bom para os jogadores, para o clube e para a cidade».
O Portimonense – Benfica está marcado para esta sexta-feira, às 20h15, e segundo a direção do clube algarvio a lotação está praticamente esgotada. O Sul Informação vai acompanhar a partida ao minuto.