João Cordeiro, pescador do Sport Clube Escanxinas de Almancil, sagrou-se campeão do mundo na modalidade de pesca de surfcasting, no Campeonato das Nações, que decorre em França.
O concelho de Loulé vê, desta forma, mais um atleta conquistar um título internacional fruto de um trabalho que tem sido levado a cabo pelas associações desportivas locais, sem esquecer o apoio que a Autarquia tem dado ao desenvolvimento desportivo local.
Neste prova a seleção nacional alcançou o título de vice-campeã mundial.
O Surfcasting tem como objetivo a pesca em praia em situações de mar revolto. O Surfcasting, lançamento na rebentação, necessita de praias recortadas caracterizadas por uma grande inconstância do seu perfil e grande frequência de mar batido.
É nestas condições que alguns dos peixes procuram alimento. Com uma boa ondulação, as águas são bem oxigenadas e o fundo da praia é revolvida o suficiente para pôr os peixes a procurar comida.
Para este tipo de pesca não basta ter uma boa técnica e bom material; embora sejam indispensáveis, é bem mais importante a prática, a observação do mar e a acumulação de experiências. Um pescador de praia para obter bons resultados, tem uma boa cana de carbono, um carreto com boa saída de fio, utiliza linhas apropriadas para a bobine e consegue colocar a chumbada longe da praia.